O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Balança romana composta

Instrumento de medida, uma balança, composta pela combinação de duas alavancas, a superior interfixa e a inferior inter-resistente. As duas alavancas estão suspensas de uma armação que nos lembra um palco de teatro, artisticamente executada em madeira de três cores esculpida e com embutidos. Trata-se de uma peça do século XVIII em que, sem dúvida, se conjugam o engenho e a arte. As duas alavancas estão ligadas de modo que a força potente da alavanca inferior é, simultaneamente, a força resistente da alavanca superior, de tal modo que é possível equilibrar corpos bastante pesados, suspensos no gancho da alavanca inferior, com um peso muito menor, suspenso de um gancho móvel ao longo do braço maior da alavanca superior. Existiam para esse efeito cinco pesos de latão dos quais já nenhum resta.
Dalla Bella (1730-c.1823), no Index Instrumentorum, descreve esta peça como uma balança composta por duas balanças romanas que se conjugam com arte. No seu livro refere-a por "balança dos holandeses".
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo