O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Dia Internacional da Filosofia (17 de novembro)

Cartaz realizado por Pedro Barros
Curso Profissional de Design Gráfico, 3º ano
No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Internacional da Filosofia, instituído pela UNESCO desde 2002. A comemoração ocorre sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro e pretende valorizar a formação de cidadãos reflexivos, capazes de assumir posições e responsabilidades nos grandes problemas contemporâneos.

Porquê um dia da filosofia?
Muitos pensadores afirmam que o "espanto" é a raiz da filosofia. De facto, a filosofia deriva da tendência natural dos humanos para serem surpreendidos por eles mesmos e o mundo em que vivem.
Esta área, que se vê como uma forma de "sabedoria", ensina-nos a refletir sobre a própria reflexão, para continuamente questionar as verdades estabelecidas, para verificar hipóteses e encontrar conclusões.
Durante séculos, em cada cultura, a filosofia deu origem a conceitos, ideias e teorias e, por isso, fixou a base para o pensamento crítico, independente e criativo.
A UNESCO ao instituir o Dia da Filosofia pretendeu celebrar, em particular, a importância da reflexão filosófica, e incentivar as pessoas em todo o mundo a compartilhar a sua herança filosófica.
Para a UNESCO, a filosofia fornece as bases conceptuais de princípios e valores, fundamentos da paz mundial: democracia, direitos humanos, justiça e igualdade. A filosofia ajuda a consolidar essas fundações autênticas de coexistência pacífica.

Fonte: Unesco

Programa do Dia da Filosofia na ESCT

Dia 17 de novembro
(Manga entre os blocos A e B)

10h -18.00h:
- Exposição e projeção de trabalhos dos alunos.
- Jogos/concursos.
- Exposição-venda de livros de/sobre filosofia (colaboração com a Livraria Escriba).
- Elaboração do painel da filosofia.

15h20m:
- Exibição do filme “Ágora” (na BECRE)

Dia 18 de novembro
(Manga entre os blocos A e B; Sala de Professores)

10h -18.00h:
- Exposição e projeção de trabalhos dos alunos.
- Jogos/concursos.
- Exposição-venda de livros de/sobre filosofia (colaboração com a Livraria Escriba).

Hiperligações:
Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo