O Nº 189 do Courrier internacional está disponível para consulta na BECRE.
Em destaque, como tema de capa – Protesto global.
«Indignação, sem líderes nem fronteiras» – Criatividade e descentralização são considerados os possíveis traços de união entre as manifestações que gritaram de indignação em mais de 800 cidades por todo o mundo.
«Como os EUA esmagaram o espírito de rebelião da juventude» – A denominada “empresocracia” parece ter encontrado formas de calar a juventude nos EUA: as grandes dívidas dos empréstimos para estudantes têm atuado como força pacificadora calando o inconformismo; a normalização da vigilância; o fundamentalismo religioso e o fundamentalismo consumista.
«Terá nascido um movimento anticapitalista americano?» – Será que assistiremos a uma reformulação do panorama político dos EUA a partir do movimento Occupy Wall Street?
«Uma juventude que quer ter futuro» – “Indignados ou revoltados, os jovens saem de novo à rua. Como em 1968? Não tanto! Não parecendo fascinados por qualquer utopia, manifestam-se, sobretudo, por uma sociedade mais humana.”
A ler igualmente:
Steve Jobs – «De guru tecnológico a santo virtual» – Steve Jobs marcou a diferença com os equipamentos que inventou ou popularizou, criando "a ligação global". "Mesmo os que o contestam dão-lhe a aura de incarnação de uma tecnologia cujas manifestações são similares às maravilhas divinas".
Ecologia – «Voltou a controvérsia sobre o clima» – Nos EUA, os professores acreditam que as disciplinas de ciências devem refletir os mais recentes conhecimentos científicos, mas são pressionados para serem imparciais e mostrarem contenção, estando as ciências ambientais na mira de céticos que clamam contra o que denominam de imposição de crenças a crianças impressionáveis. O aquecimento global já alcançou um patamar idêntico de controvérsia como o evolucionismo.
Artigos relacionados:
Courrier Internacional: Japão, depois do sismo o perigo atómico
Realidade aumentada: a nova visão das cidades
Artigos relacionados:
Courrier Internacional: Japão, depois do sismo o perigo atómico
Realidade aumentada: a nova visão das cidades
Conceição Toscano
Sem comentários:
Enviar um comentário