O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Protesto global: novas formas de contestação, novos modelos políticos

O Nº 189 do Courrier internacional está disponível para consulta na BECRE.
Em destaque, como tema de capa – Protesto global.

«Indignação, sem líderes nem fronteiras» – Criatividade e descentralização são considerados os possíveis traços de união entre as manifestações que gritaram de indignação em mais de 800 cidades por todo o mundo.

«Como os EUA esmagaram o espírito de rebelião da juventude» – A denominada “empresocracia” parece ter encontrado formas de calar a juventude nos EUA: as grandes dívidas dos empréstimos para estudantes têm atuado como força pacificadora calando o inconformismo; a normalização da vigilância; o fundamentalismo religioso e o fundamentalismo consumista.

«Terá nascido um movimento anticapitalista americano?» – Será que assistiremos a uma reformulação do panorama político dos EUA a partir do movimento Occupy Wall Street?

«Uma juventude que quer ter futuro» – “Indignados ou revoltados, os jovens saem de novo à rua. Como em 1968? Não tanto! Não parecendo fascinados por qualquer utopia, manifestam-se, sobretudo, por uma sociedade mais humana.”

A ler igualmente:

Steve Jobs – «De guru tecnológico a santo virtual» – Steve Jobs marcou a diferença com os equipamentos que inventou ou popularizou, criando "a ligação global". "Mesmo os que o contestam dão-lhe a aura de incarnação de uma tecnologia cujas manifestações são similares às maravilhas divinas".

Ecologia – «Voltou a controvérsia sobre o clima» – Nos EUA, os professores acreditam que as disciplinas de ciências devem refletir os mais recentes conhecimentos científicos, mas são pressionados para serem imparciais e mostrarem contenção, estando as ciências ambientais na mira de céticos que clamam contra o que denominam de imposição de crenças a crianças impressionáveis. O aquecimento global já alcançou um patamar idêntico de controvérsia como o evolucionismo.

Artigos relacionados:
Courrier Internacional: Japão, depois do sismo o perigo atómico
Realidade aumentada: a nova visão das cidades

Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo