Numa sociedade cada vez mais desmaterializada, com produtos cujos ciclos de vida são cada vez mais curtos, a estratégia apontada foi uma competitividade assente na inovação e na diferenciação. A visão estratégica é compreender o valor do bem para o cliente; o principal desafio é identificar as oportunidades de negócio e responder-lhes atempadamente. Uma última ideia sobre o empreendedorismo, apontando para o espírito criativo que se tem de ter, é a de que o grande obstáculo ao empreendedorismo não é a falta de dinheiro mas o não ter ideias. Para isso é necessário olhar o que nos rodeia e procurar ideias originais e estudá-las. No fim da palestra o Professor sugeriu que os alunos vissem o exemplo de Miguel Gonçalves, responsável pela Spark, uma agência que desenvolve ações de formação, palestras e sessões de geração de ideias para empresas. Deixamos aqui a sua intervenção realizada no programa "Prós e Contras" da RTP1.
Divulgam-se os dados estatísticos referentes à avaliação da
atividade «Empreendedorismo», integrada no Ciclo conferências.
Sónia Lapa
Sem comentários:
Enviar um comentário