A Escola Secundária Cacilhas Tejo vai celebrar o Dia Internacional da Dança no dia 3 de Maio com a a bailarina e coreógrafa Cláudia Dias. Neste encontro a coreógrafa irá falar sobre o seu percurso profissional, sobre as peças que cria, sobre a técnica que utiliza e partilhar o seu olhar sobre a Dança nos dias de hoje. Irá ainda convidar os participantes a realizar um pequeno exercício.
Destinatários:
- alunos e docentes da Escola Secundária Cacilhas-Tejo.
Professor Responsável:
- Rui Paiva
Cláudia Dias
Nasceu em Lisboa, em 1972. Iniciou a sua formação em dança na Academia Almadense. Continuou os seus estudos como bolseira na Companhia de Dança de Lisboa. Frequentou o Curso de Formação de Intérpretes de Dança Contemporânea, promovido pelo Fórum Dança e o Curso de Formação Profissional em Gestão de Organizações e Projetos Culturais, promovido pela Cultideias. Atualmente, frequenta o Mestrado em Artes Cénicas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
Iniciou o seu trabalho como intérprete no Grupo de Dança de Almada. Integrou o coletivo Ninho de Víboras. Colaborou com a Re.Al tendo sido uma intérprete central na estratégia de criação de João Fiadeiro e no desenvolvimento, sistematização e transmissão da Técnica de Composição em Tempo Real.
Desenvolveu um projeto pedagógico na área da composição coreográfica, em parceria com Márcia Lança, que deu origem à peça Vende-se país solarengo com vista para o mar. Foi intérprete na peça Morro como País, encenada por John Romão.
Criou as peças One Woman Show, Visita Guiada, Das coisas nascem coisas, Vontade de ter vontade e a performance/instalação 23+1.
O seu trabalho como coreógrafa, performer e professora tem sido acolhido por várias estruturas, teatros e festivais nacionais e internacionais.
Rui Paiva
Sem comentários:
Enviar um comentário