O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Os Jovens e a Política III (2ª série): o Legado da Revolução dos Cravos» com Rita Rato


Em 1974, o «Programa do MFA» definia três objectivos centrais e justificativos da acção do «Movimento dos Capitães»: Democratizar, Descolonizar e Desenvolver.
Em 2011, todos os portugueses com 36 anos ou menos não eram nascidos no ano da «Revolução dos Cravos». Muito provavelmente, todos os nascidos na década de 60 do século XX ainda não tinham adquirido verdadeira consciência política em 1974. Para os alunos da ES Cacilhas-Tejo, seguramente que o 25 de Abril é História!
Foi partindo deste pressuposto - e querendo evitar uma mera celebração nostálgica dos anos de 1974-75 - que a BECRE e a Professora Luísa Oliveira decidiram convidar Rita Rato, 28 anos e deputada à Assembleia da República para debater com os participantes «O Legado da Revolução dos Cravos».
Para todos aqueles que vivenciaram o 25 de Abril de 1974, será interessante perceber a visão de uma jovem deputada sobre a Revolução e, sobretudo, a necessidade de preservação activa do seu legado. De todos os que nasceram na década de 80/90 do século XX - tal como Rita Rato - será interessante perceber como é que os adolescentes e jovens adultos portugueses percepcionam esse momento fundador da nossa II República, do ponto de vista do Portugal do século XXI.
A não perder.
«Os Jovens e a Política I (2ª série)» com José Pedro Aguiar-Branco
«No dia em que ... Salgueiro Maia saiu à rua»
Nuno Magalhães, os jovens e a política: a análise da actual conjuntura política nacional
Vítor Alves (1935-2011) e o Programa do MFA

Hiperligações:
Assembleia da República/Deputados em Funções. Rita Rato


José Fernando Vasco
Luísa Oliveira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo