O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Nuno Magalhães, os jovens e a política: a análise da actual conjuntura política nacional


Nuno Magalhães, Vice-Presidente do CDS-PP, esteve hoje de manhã na BECRE para a segunda sessão de «Os Jovens e a Política (2ª série). A Srª Directora da ES Cacilhas-Tejo, Margarida Fonseca, abriu a sessão congratulando-se pelo regresso de Nuno Magalhães e pelo seu interesse e disponibilidade em participar nesta nova série de debates que têm suscitado o interesse dos alunos desde a sua primeira edição no ano lectivo transacto. O professor-bibliotecário destacou igualmente o interesse manifesto pelos jovens perante o fenómeno político, aliás comprovado pela presença de 53 alunos (do 10º e 12º anos) e de 5 professores.


Nuno Magalhães começou a sua intervenção enaltecendo esse mesmo facto sendo que, na sua opinião,  o binómio «Jovens <--> Política» tem actualmente o seu acento no primeiro elemento, o que contrasta com o que aconteceu até à sua geração. Afirmou ainda que os jovens influenciam os actores e práticas políticas, o que se comprova pela crescente utilização das redes sociais no trabalho partidário.
Apesar da temática central anunciada para esta segunda sessão, a evolução dos acontecimentos políticos induziu a intervenção de Nuno Magalhães para o esclarecimento, de acordo com os preceitos constitucionais, do processo que, muito provavelmente, terminará com a aceitação do pedido de demissão do Primeiro-Ministro pelo Presidente da República e, de todas as alternativas possíveis, com a dissolução da Assembleia da República. A análise feita centrou-se essencialmente na preocupação em esclarecer os diversos momentos deste processo, demorando-se mais nas questões relacionadas com a rejeição do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC IV), na auscultação dos partidos e na próxima reunião de Conselho de Estado.
Destacou igualmente a enorme lição de civilidade da manifestação da chamada «geração à rasca» que decorreu sem um único incidente e que constituiu um exemplo para outros países onde este tipo de manifestações é acompanhado de fenómenos de violência.


Após a sua intervenção inicial, vários alunos colocaram questões relacionadas com a posição do CDS-PP perante o derrube do governo e a rejeição do referido PEC IV, bem como das possíveis soluções políticas para o futuro próximo, nomeadamente o relacionado com eventuais decisões de alianças entre partidos para a constituição de uma solução governativa estável. Nuno Magalhães reafirmou e esclareceu as posições políticas que o seu partido tem assumido desde Maio de 2010, nomeadamente a rejeição dos vários PEC, bem como as suas propostas de compromisso entre os três partidos do «arco da governação» - PS, PSD e CDS-PP - bem como as teoricamente possíveis entendimentos pré-eleitorais entre os dois partidos de centro-direita. Face à questão das medidas propostas pelo seu partido para a estabilização financeira e para o crescimento económico do país, Nuno Magalhães defendeu um pacote pequeno e coerente de medidas que não penalize os mais desfavorecidos - pensionistas e idosos - nem o consumo interno, bem como a possibilidade de descriminação pela positiva das pequenas e médias empresas, no que se refere à carga fiscal. A suspensão e adiamento das grandes obras públicas - comboio de alta velocidade, aeroporto e nova travessia do rio Tejo foram defendidas por Nuno Magalhães, pois o país não tem, neste momento, condições financeiras para as concretizar.

Hiperligações:

Artigos relacionados:
....................................................................
«Cidadania» segundo José Pedro Aguiar-Branco
«Os Jovens e a Política II (2ª série)» com Nuno Magalhães
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo