O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O “LHC Project” com Belmiro Pinto

Large Hadron Collider (LHC)
O Auditório da escola esteve cheio para ver e ouvir o Doutor Belmiro Pinto, investigador na European Organization for Nuclear Research (CERN), no dia 28 do passado mês.
Depois das apresentações efectuadas pela professora Cristina Oliveira e pelas alunas Letícia e Mercês relativamente ao que é o CERN e ao trabalho científico desenvolvido pelo Doutor Belmiro Pinto, este começou a sua intervenção apelando aos alunos para aprenderem a questionar tudo, até não obterem respostas, pois não devem aceitar sempre a realidade tal como esta se apresenta. A génese da ideia de «universo» também fez parte deste momento inicial da palestra: Pitágoras, números racionais e irracionais, movimentos planetários, Kepler, modelos geocêntrico e heliocêntrico, foram alvo de atenção por este físico investigador.
A arquitectura do “LHC Project” foi apresentada nas suas linhas mais gerais, com a projecção de uma imagem esquemática deste gigante acelerador de partículas (túnel com 27 Km de circunferência, construído a cerca de 100 metros de profundidade, e com 4 zonas principais com detectores para experiências - ATLAS, ALICE, CMS e LHCb). Belmiro Pinto esclareceu que trabalha em ATLAS, tendo já calibrado e alinhado este detector das partículas libertadas pela colisão de protões (30 milhões de colisões/seg). É por isso que o LHC (Large Hadron Collider) pode ser considerado como uma máquina de produzir Big Bangs, ao imitar as condições que estariam presentes no nascimento do universo.
Detector de partículas ATLAS
Com Belmiro Pinto, trabalham em ATLAS 3000 cientistas de 38 países, associados a 174 universidades e laboratórios. Por ano, só a informação obtida nesta zona equivale a armazená-la em 7 Km de CDROMs!
É claro que ainda está tudo por fazer. Por entre uma conversa que envolveu muões, neutrinos, electrões, quarks, neutralinos e leptões, faltaram as respostas para esclarecer o porquê da matéria escura, as questões de supersimetria, a tentativa de unificação das forças (fraca, forte, gravítica e electromagnética), o enigma da antimatéria, a procura do bosão de Higgs, e a possibilidade da existência de novas forças na matéria.
De momento, Belmiro Pinto pretende responder a uma pergunta: Qual a origem da matéria? Ficamos à espera dessa resposta.

As alunas Letícia e Mercês aguardam pela sua intervenção

Belmiro Pinto explicando o detector ATLAS


O investigador falando com professores curiosos

Vídeos - "The ATLAS Experiment":
The Particles Strike Back (Episódio 2, Parte 1)
The Particles Strike Back (Episódio 2, Parte 2)
(NOTA: Vídeos em língua inglesa, a mais difundida entre os cientistas, e aconselhada a
 sua aprendizagem aos alunos de ciências pelo Doutor Belmiro Pinto)

Hiperligações:
CERN
CERN Ideas
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo