O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Ler História 59 - Repúblicas: culturas e práticas»

«Este número temático da revista Ler História, subordinado ao tema «Repúblicas: culturas e práticas», reúne uma colaboração ampla e diversificada.
Foi objectivo geral dos organizadores procurar alargar o campo de análise e de debate em torno do tema «repúblicas e republicanismos», com base em análises sobre as influências internacionais, a circulação de modelos e de práticas políticas, a partilha de referências culturais ou ideológicas.
Procurou-se ainda concretizar outros objectivos, principalmente a apresentação de alguns dos avanços mais significativos realizados pela recente historiografia sobre a I República portuguesa. Aqui, dois temas emergiram como particularmente fortes: os repertórios republicanos e a definição de projectos de transformação da sociedade em alguns domínios, como a religião, a educação, a habitação ou a agenda colonial. Por outro lado, considerou-se importante e necessária uma abertura à reflexão histórica sobre a inserção da I República Portuguesa no contexto internacional – uma reflexão já trabalhada mas que ainda apresenta espaço para aprofundamento, especialmente quando se procura ultrapassar as considerações já clássicas relativas à influência da III República Francesa sobre o projecto republicano em Portugal. O repto foi lançado, mas nem sempre foi possível obter resposta. De facto, ainda não chegou o tempo de uma verdadeira história comparada dos modelos republicanos, mas procurámos dar um passo nessa direcção, com inclusão de artigos que abordam as realidades turca e brasileira, para além dos que se referem aos contextos europeus, talvez mais conhecidos pelo leitor português, como é o caso da Itália, da França e da Espanha.
Os estudos aqui apresentados estão organizados em torno de três temas: Modelos Nacionais, Culturas e Formas de Politização e Programas e Acções. No primeiro grupo, reuniu-se um conjunto de estudos onde os autores analisam modelos e experiências republicanas em vários espaços nacionais, salientando a circulação de ideias e de paradigmas, os contágios e influências múltiplas entre diversos movimentos republicanos. Espanha, Itália, Brasil e Turquia são os espaços nacionais aqui percorridos. Sob o tema Culturas e Formas de Politização, agruparam-se estudos onde são colocados em evidência aspectos da cultura democrática-republicana. A opção por análises prolongadas no tempo permitiu realçar dinâmicas, mudanças e permanência, de fenómenos como a laicização e a leitura no feminino. Por último, no terceiro conjunto de estudos focam-se aspectos do projecto e das realizações da I República portuguesa, percorrendo aspectos como a educação, a construção de habitação social, a política colonial e a acção da Marinha.»

Fonte:
José Fernando Vasco

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