O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Erosão e Paisagens Naturais», de Jean Riser

Disponível para consulta na BECRE

«Se a terra fosse representada por uma laranja, as asperezas da sua pele dourada representariam os relevos mais altos do planeta como as cordilheiras dos Himalaias, dos Andes ou os maiores vulções do mundo: Quilimanjaro, na África, ou Fuji-Yama, no Japão. (...) Estes modelados são os cinzelados, o toque final das paisagens naturais na epiderme da Terra. (...) Por exemplo, o vento edifica dunas nos desertos, as ondas minam a base das falésias, a escorrência cava ravinas nas rochas macias: as dunas, as falésias, as ravinas, são modelados.» (do Prefácio)

Neste livro, da Biblioteca Básica de Ciência e Cultura do Instituto Piaget, estudam-se não só os modelados da superfície da Terra em associação com a actuação dos agentes de erosão em diferentes climas, como também se apresenta uma parte para reflectir sobre a influência destes modelados nas actividades humanas e a sua relação com as paisagens.
“Erosão e Paisagens Naturais” de Jean Riser é uma obra útil para a aquisição de conhecimento nas áreas da geologia (11.º ano) e da geografia física contemporânea, onde o desenvolvimento do tema em questão considera igualmente a aplicação dos meios de defesa contra os perigos da erosão e a melhor maneira de gerir «os arranjos necessários às profundas mutações das sociedades actuais.» (p.78)
Para melhor esclarecer o significado do vocabulário especializado existe um glossário em anexo, e também um índice remissivo. O texto principal ocupa 101 páginas.

- Alguns temas tratados:
Os modelados vindos do frio
Os caprichos do vento e da sedimentação
A acção do mar e os modelados do domínio litoral
A morfologia dos calcários: o carso
Tipos de solos e modelados
A paleoclimatologia à escala geológica
Constrangimentos naturais e actividades humanas
A luta contra os agentes de erosão
Modelados e geografia
Modelados e paisagens

- Algumas fotografias apresentadas:
Erosão nos altos planaltos em Madagáscar (ravinamento)
Glaciar do Spitzberg, Noruega (icebergs)
Lago de Presset nos Alpes Franceses (blocos e depósitos de moreia)
Bacia de Taoudéni, no Sara central (yardangs cavados pelo vento)
Dunas móveis na província de Séistan, Irão (barcanas)
Modelado cársico na Croácia (dolinas)
Modelado em bola de granito, deserto australiano
Sistema de quebra-mar, ilha de Honshu, Japão
Progressão do deserto na Mauritânia (assoreamento por areias)

Caso leia o livro, lembre-se, portanto, de que grande parte da informação que este transmite se inclui no domínio da geomorfologia, uma ciência dividida entre a geografia e a geologia. É o caso da Gronelândia e da Antártica, cobertas por um inlandsis, que é o mesmo que um glaciar extenso e expesso, cuja superfície é ligeiramente convexa e cobre os correspondentes relevos terrestres.


Os fenómenos de erosão explicados tendo como pano de fundo o estado de Oaxaca (México).

Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo