O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Canções de Abril XIX - José Mario Branco. Eu vim de longe

Em 1982, sete anos depois do fim do Processo Revolucionário Em Curso (PREC), José Mário Branco editou «Ser solidário», um duplo e eclético álbum que navegava entre o fado e o jazz, entre a canção francesa e a moda popular. Uma das canções em destaque no disco, sobretudo pelo profundo significado da letra, é «Eu vim de longe», um pungente testemunho de esperança e desilusão pelo curso dos acontecimentos entre Abril de 1974 e Novembro de 1975. Independentemente dos posicionamentos políticos que possamos ter face ao curso da revolução portuguesa, José Mário Branco é uma das suas figuras maiores e permanece, ainda hoje, uma referência máxima da música portuguesa, quer como músico e compositor, quer como produtor.

«Eu vim de longe»
(1982)

Letra e música:
José Mário Branco

 

Quando o avião aqui chegou
Quando o mês de Maio começou
Eu olhei para ti
Então entendi
Foi um sonho mau que já passou
Foi um mau bocado que acabou

Tinha esta viola numa mão
Uma flor vermelha n´outra mão
Tinha um grande amor
Marcado pela dor
E quando a fronteira me abraçou
Foi esta bagagem que encontrou

Eu vim de longe
De muito longe
O que eu andei p´ra´qui chegar
Eu vou p´ra longe
P´ra muito longe
Onde nos vamos encontrar
Com o que temos p´ra nos dar

E então olhei à minha volta
Vi tanta esperança andar à solta
Que não hesitei
E os hinos cantei
Foram feitos do meu coração
Feitos de alegria e de paixão

Quando a nossa festa s´estragou
E o mês de Novembro se vingou
Eu olhei p´ra ti
E então entendi
Foi um sonho lindo que acabou
Houve aqui alguém que se enganou

Tinha esta viola numa mão
Coisas começadas noutra mão
Tinha um grande amor
Marcado pela dor
E quando a espingarda se virou
Foi p´ra esta força que apontou


Hiperligações:
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo