O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

História A: livros de leitura para o 11º e 12º anos

Disponível para consulta na BECRE
«Com o pronunciamento militar de 1820, legitimado pelas novas teorias políticas que afirmavam residir no povo (ou na nação) a fonte única da soberania; que concebiam o poder como um contrato entre governantes e governados; e que viam naqueles uma espécie de delegados destes, a revolução inaugurou-se em Portugal: entrou em cena o mais vigoroso agente da história do século XIX português. Ela será portanto o assunto central deste livro.» 


Fonte:
Bonifácio, Maria de Fátima (2010). Introdução, in: A Monarquia Constitucional, 1807-1910. Alfragide: Texto Editora, p.14.

Por decisão dos professores do grupo de recrutamento 400 (História), «A Monarquia Constitucional» de Maria de Fátima Bonifácio é livro de leitura obrigatória para os alunos do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades do 11º ano. 
A autora analisa a emergência, estruturação, desenvolvimento e crise (s) da primeira experiência liberal portuguesa, até ao seu declínio e derrube com a revolução do 5 de outubro de 1910. 

Índice:
Introdução
A emergência do radicalismo (1800-1834)
Do Setembrismo ao Cabralismo (1834-1846)
Revolução, guerra e pacificação (1846-1851)
A falsa Pax Regeneradora (1851-1868)
Emergência e estabilização de uma nova ordem partidária (1868-1890)
Malogro da «Vida Nova» e regresso à «Vida Velha» (1890-1900)
Dissolução dos partidos tradicionais (1900-1906)
O regresso de João Franco (1906-1908)
O agonizar da monarquia
Retrospecto
Conclusão
Cronologia (sumária) do século XIX português
Fontes e bibliografia

Disponível para consulta na BECRE
 «O Século XX foi um período crucial na História portuguesa devido às rápidas mudanças e à variedade de regimes políticos vigentes, cada um deles com o objectivo de estabelecer uma determinada organização social, cultural e institucional. A vacilar entre uma minúscula faixa continental, o seu império africano e destino europeu, entre a Monarquia, a República, a Ditadura e a Democracia, o século XX português foi um debate longo, por vezes conflituoso e ainda em curso sobre os temas da decadência, atraso e regeneração. O objectivo deste livro é lançar luz sobre estes acontecimentos, apresentando um panorama da realidade, desafios, realizações, esperanças e fracassos que constituíram o caminho histórico geral de Portugal ao longo dos últimos 100 anos.»

Fonte:
Sardica, José Miguel (2011). Introdução, in: O século XX português. Alfragide: Texto Editora, p.14.

«O século XX português» de José Miguel Sardica é livro de leitura obrigatória para os alunos do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades do 12º ano. Trata-se de uma adaptação e atualização de um manual universitário originalmente destinado a alunos oriundos de outros países e a estudar em Portugal. O presente volume apresenta uma panorâmica geral da história recente do país e constitui uma excelente síntese do século XX português, rigorosa mas não excessivamente académica, e com uma linguagem clara e acessível. 

Índice:
Introdução
A crise e falência da monarquia constitucional
A ideologia republicana
Os problemas estruturais do regime republicano
A «Questão Religiosa» e a Primeira Guerra Mundial
O fracasso da Primeira Republicana
A morte do Liberalismo Português
A Ditadura Militar e a ascensão de Salazar
O projecto ideológico do Salazarismo
A consolidação institucional do Salazarismo
A definição histórica de Salazarismo
Fascismo: a solução impossível
A evolução do Estado Novo
A guerra colonial e os ventos de mudança da década de 1960
O impasse marcelista
Imagens da Revolução de Abril
O biénio revolucionário
A normalização democrática e o reencontro com a Europa
Dos rumos do passado ao retrato do presente
Conclusão
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo