Carmo Miranda Machado esteve na passada quarta feira - dia 19 de outubro - na BECRE para a apresentação do seu último livro «O homem das violetas roxas».
Perante uma plateia composta dos formandos RVCC e EFA, bem como formadores/professores, a autora esclareceu a origem e a motivação que presidiram à publicação dos seus três livros - um estudo («Entre dois mundos, entre duas línguas» de 2007) e duas obras de ficção literária («Eu, mulher de mim» de 2009; e «O homem das violetas roxas» de 2011).
Estimulada pelas constantes intervenções da plateia, ávida por conhecer as suas motivações para a escrita, Carmo Miranda Machado esclareceu que a sua inspiração para a escrita advém da sua pesquisa prévia e não formal, por observação da realidade. Reconheceu que na ficção - «o aparente mundo da realidade» - por vezes é difícil a separação entre a fantasia/imaginação e a realidade. A curiosidade que preside à sua observação acaba por se traduzir na construção ficcional das histórias e das personagens.
Relativamente ao seu último livro - «O homem das violetas roxas», disponível para consulta na BECRE graças à amável oferta da autora - Carmo Miranda Machado considera-o como já de outro nível de profundidade literária, aliás facto confirmado pelas próprias palavras do prefaciador, o reconhecido escritor e jornalista Mário Zambujal.
A sessão terminou com a leitura de quatro excertos da obra, um dos quais referente aos livros, livrarias e bibliotecas.
...................................................................................................................................
Divulgam-se os dados da avaliação da atividade, inserida no Ciclo de Conferências
O Prazer de Ler+
uma iniciativa conjunta BECRE/CNO de Cacilhas.
Artigo relacionado:
O Prazer de Ler+ I: Carmo Miranda Machado e «O Homem das violetas roxas»
José Fernando Vasco
José Lourenço Cunha
Manuela Ventura Santos
José Lourenço Cunha
Manuela Ventura Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário