O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Canções de Abril IX - José Afonso. Cantar alentejano

Segundo Viriato Teles, «o mais histórico e o mais referencial de todos os discos da música popular portuguesa.» Gravado em França no Outono de 1971, sob a direcção musical de José Mário Branco, «Cantigas do Maio» representou um salto qualitativo em termos musicais, poéticos e políticos na obra de José Afonso e na música portuguesa. Para além de ser responsável por se considerar José Afonso como um dos precursores da denominada «world music», «Cantigas do Maio» apresentou três canções absolutamente referenciais da luta contra o regime salazarista - «Grândola Vila Morena» (um dos símbolos máximos do 25 de Abril), «Coro da Primavera» (o anúncio do fim do Estado Novo) e «Cantar Alentejano».

Ficou vermelha a campina
Do sangue que então brotou  
...
Quem viu morrer Catarina
Não perdoa a quem matou

Catarina Eufémia (1928-1954)
A luta dos trabalhadores alentejanos por melhores condições de vida e  trabalho ficou imortalizada na figura de Catarina Eufémia: 26 anos, mãe de três filhos e assassinada pela Guarda Nacional Republicana em 1954.
José Afonso, em «Cantar Alentejano», imortalizou Catarina Eufémia e todo um Alentejo rural e pobre do Portugal de Salazar. A associação a um movimento, ideologia ou partido - independentemente de Catarina Eufémia ter sido ou não um militante do PCP, uma mulher de forte consciência ideológica ou uma simples trabalhadora rural vítima da exploração - é o aspecto menos interessante em torno da tragédia de 1954.
Historicamente relevante é o carácter opressivo do regime autoritário de Salazar.
Artisticamente, proporcionou um dos momentos mais extraordinários da poética e da música popular portuguesa contemporânea.
 
Cantar Alentejano
(1971)

Letra e música:
José Afonso


Chamava-se Catarina
O Alentejo a viu nascer
Serranas viram-na em vida
Baleizão a viu morrer

Ceifeiras na manhã fria
Flores na campa lhe vão pôr
Ficou vermelha a campina
Do sangue que então brotou

Acalma o furor campina
Que o teu pranto não findou
Quem viu morrer Catarina
Não perdoa a quem matou

Aquela pomba tão branca
Todos a querem p´ra si
Ó Alentejo queimado
Ninguém se lembra de ti

Aquela andorinha negra
Bate as asas p´ra voar
Ó Alentejo esquecido
Inda um dia hás-de cantar


Artigos relacionados:

Hiperligações:
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo