O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Cinco Equações que Mudaram o Mundo» de Michael Guillen

Disponível para consulta na BECRE

«A matemática é talvez a linguagem global mais bem sucedida de sempre. Embora não nos tenha permitido construir uma Torre de Babel, tornou possíveis feitos anteriormente tidos como irrealizáveis: a electricidade, os aviões, a bomba nuclear, a chegada à Lua, e a compreensão da natureza da vida e da morte. O tema deste livro é a descoberta das cinco equações que conduziram, em última análise, a estas realizações extraordinárias.
Por outro lado, na linguagem da matemática, as equações são como poesia: estabelecem as verdades com uma precisão única, condensam vastas quantidades de informação em poucas palavras e muitas vezes são de difícil compreensão para o não iniciado; e, tal como a poesia nos ajuda a encarar as nossas profundezas interiores, a matemática ajuda-nos a olhar para além de nós -- se não até ao céu, pelo menos até ao limite do universo visível.»
(Sinopse do Editor)

Michael Guillen, é o autor deste livro publicado em 1998 pela editora Gradiva (coleção «Ciência Aberta») e ensina matemática e física na Universidade de Harvard, para além de colaborar como perito científico na cadeia de televisão CBS.
Em «Cinco Equações que Mudaram o Mundo», são abordadas a gravitação de Newton, a lei da pressão hidrodinâmica de Bernouilli, a indução electromagnética de Faraday, a segunda lei da termodinâmica de Clausius e a relatividade restrita de Einstein. A acompanhar as explicações sobre as equações, Michael Guillen descreve igualmente a história pessoal e o percurso científico de cada físico, e demonstra a todos os que pensam que a ciência é complexa, que as ideias simples são as mais revolucionárias.

Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo