O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

MCUL: Jogos Matemáticos através dos Tempos

"A exposição ‘Jogos Matemáticos através dos Tempos’ [no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa] apresenta e interpreta para o público 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta exposição. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são:
- Stomachion (séc. III a.C.)
- Pentalfa (séc. IV a.C.)
- Ludus Regularis (séc. X)
- Rithmomachia (séc. XI)
- Ludus Astronomorum (séc. XIII)
- Ludus Globi (séc. XV)
- Metromachia (séc. XVI)
- Ouranomachia (séc. XVI)
- Icosiano, duas versões (séc. XIX)
- Hex (séc. XX)
Em complemento às réplicas históricas, a exposição possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Para todas as idades!
Tratando-se de objectos muito atraentes do ponto de vista estético, os jogos cristalizam muito da ciência coeva, nomeadamente a astronomia e a matemática. Constituem assim, um ponto de partida muito interessante para a abordagem de muitos conceitos científicos em contexto histórico. Para além disso, os jogos constituem desafios entusiasmantes que os visitantes podem manipular e o conjunto das suas regras é representativo de uma tradição cultural milenar da humanidade, enraizada em ideias de estratégia, antecipação e raciocínio. Finalmente, os jogos em exposição contribuem para a sensibilização para a matemática.
A exposição resulta do trabalho de investigação do historiador e divulgador da Matemática Jorge Nuno Silva e foi realizada pelo Museu de Ciência e a SPM [Sociedade Portuguesa de Matemática]."

_______________________________________

HEX
Para aguçar a curiosidade aqui se deixa o Hex, um jogo presente nesta exposição.
Este jogo é para 2 pessoas. Os jogadores devem fazer uma ligação entre os dois lados opostos do tabuleiro (um trapézio), de forma contínua e sem interrupções, usando as suas peças, antes que o adversário faça o mesmo. O jogo é rápido e dinâmico, exigindo um raciocínio ágil e atento, pois nunca existem empates. Foi criado pelo dinamarquês Piet Hein, em 1942, tendo sido denominado inicialmente como "Con--Tac-Tix" e introduzido pelo Instituto Niels Bohr. Ficou popular na Dinamarca com o nome de "Polygon". Mais informações sobre este jogo e as estratégias para vencer uma partida podem ser consultadas em 'Breves notas sobre o HEX'. 




Clique sobre a imagem para jogar online o Hex

Hiperligação:
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo