O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Mark Twain, «o pai do romance norte americano»

176 anos após o seu nascimento, evoca-se Mark Twain (1835-1910), o «pai do romance norte americano»!
Sugere-se a leitura de «The Adventures of Huckleberry Finn» (1884), «uma fábula da América urbana e industrial que [...] ameaçava o sonho de liberdade junto da natureza». O romance é por muitos considerado como o mais importante da literatura norte americana.

A BECRE possui uma edição em língua inglesa, o que possibilita aos nossos leitores o contacto com o original, tal como foi pensado e escrito pelo autor.

São raros os casos em que a tradução resulta numa obra literária mais equilibrada que a original. Contudo, a tradução portuguesa de um clássico norte americano - «O Velho e o Mar» de Ernest Hemingway - da responsabilidade de Jorge de Sena, é por muitos considerada como resultando numa obra literária mais rica que a versão original em língua inglesa.
Ernest Hemingway recebeu o Prémio Nobel da Literatura (1954), tendo o júri destacado a importância literária de «O Velho e o Mar». A edição portuguesa é igualmente valorizada pelas ilustrações de Bernardo Marques.

 A BECRE tem a edição disponível para consulta.


Sugerimos ainda a visita à
II Feira do Livro Estrangeiro
(em línguas alemã, francesa e inglesa)
- 5 a 14 de dezembro de 2011, nas instalações da BECRE.


Hiperligações:

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo