O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Recitais com piano e violino, por Pedro Silvestre


O Pedro Viana Silvestre tem 15 anos e frequenta presentemente o 11º ano da Escola Secundária da Cacilhas-Tejo.

Iniciou os seus estudos musicais com 7 anos na Escola de Música da SFUAP (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense) na classe de Piano da Professora Paula Carvalho. Com 11 anos inicia o estudo de violino, também na SFUAP, na classe da Professora Irina Moskoviciuc. Atualmente faz parte do Ensemble de violinos 4 Cordas desta colectividade.

Ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa com 11 anos, frequentando presentemente o 5º Grau do Curso Básico de Piano na classe do Professor José Bon de Sousa.

Aos 14 anos ingressa no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, frequentando presentemente o 4º Grau do Curso de Violino na classe da Professora Helena Pereira.

Participou como executante em Masterclasses de piano orientadas pelo Pianistas Pedro Burmester (2010) e António Rosado (2011) na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, e na Masterclass de Leitura à Primeira Vista com o Professor Ian Mikirtoumov organizada pela Academia Superior de Orquestra da Metropolitana (2011). No ano de 2010 participou no Concurso Internacional do Fundão na variante de Piano no nível Juvenil B, tendo recebido uma Menção Honrosa.

Frequentou diversos Workshops da Orquestra Metropolitana Júnior como executante de Violino, no Verão de 2008 a 2011, e nos da Páscoa de 2009 a 2011.

Participou como artista convidado em diversos espectáculos, entre os quais o da cerimónia do 5 de Outubro de 2010 realizado na Escola Secundária Emídio Navarro e em Dezembro do mesmo ano na sessão de entrega do Prémio Literário Poesia e Ficção 2010, que decorreu no Fórum Romeu Correia em Almada.

Programa

Piano

J. S. Bach, Prelúdio XIII (cerca de 1.20 min)
J. S. Bach, Fuga XIII (cerca de 2.20 min))
Felix Mendelssohn, Canção sem palavras, op. 30 nº 9 (cerca de 2.30 min)
Armando José Fernandes, Prelúdio 1 (cerca de 1.20)
Armando José Fernandes, Prelúdio 5 (cerca de 2.20 min)
F. Chopin, Estudo revolucionário (cerca de 2.45 min) 
Franz Liszt, Soneto de Petrarca 123, (cerca de 7.30 min)

Violino

Jean-Baptiste Accolay, Concerto para violino nº 1 em Lá menor (cerca de 9 min)
Visionamento de um vídeo com duas peças da autoria de Pedro Silvestre e interpretadas pelo próprio e pela Prof. Helena Pereira (cerca de 8 min).

José Fernando Vasco
Vanda Leitão

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo