O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«A Minha Janela» de Maria Gertrudes Novais, em «O Prazer de Ler+ X»

«Foi através da janela que a poesia floriu e não precisou de esperar muito tempo para que nascesse este belo livro de poemas - que só é pequeno no tamanho - ganhasse vida.»

(MILHEIRO, Luís Alves, in: Quase Prefácio)

As palavras de Luís Alves Milheiro são um excelente mote, não somente para a abordagem ao novo livro de poemas de Maria Gertrudes Novais mas igualmente como incentivo a uma deslocação à Biblioteca Escolar da ES Cacilhas-Tejo para a décima sessão de «O Prazer de Ler+», a realizar na próxima quarta feira - 13 de março - pelas 21:00 horas.



Maria Gertrudes Novais, algarvia e natural de Aljezur, reside em Almada desde 1973.
Ainda muito jovem, começou a mostrar inclinação para a poesia.
O seu primeiro livro "Poemas do Meu Sentir", surgiu à luz do dia em 1987, por iniciativa da Casa do Algarve do Concelho de Almada. Em 1988 publicou, "Jeito de Ser", uma nova colectãnea de poemas. Em 1991, por convite da Câmara Municipal de Aljezur, publicou o seu terceiro livro, "Magia do Sonho".
Participou em convívios e festas de solidariedade, sempre que a sua declamação foi solicitada. Ao longo destes anos, que já leva de alguma produção poética, viu o seu nome e muitos dos seus poemas serem incluídos em Antologias, Jornais e Revistas.
Em 2002 foi publicada a colectânea, "Poesia a Cinco Vozes da Margem Sul", de poetas que entre si partilhavam a vivência e a cultura do Sul do País. Em 2005 fez parte da Antologia de Poetas Almadenses, "Alma (da) Nossa Terra" e participou no livro, "Vidas na Corda Bamba", antologia da SCALA. Em 2006 fez parte do CD, "Poetas e Vozes d'Almada", apresentado durante o 1 o Encontro de Poetas Almadenses.
Em 2007 publicou "Uma Dúzia de Poemas", no nº 51 da colecção INDEX POESIS. Em 2009 publicou mais um livro de poemas, "Expressão Viva", editado pela SCALA com o apoio do Município de Almada.
Desde 2008 até à actualidade tem participado em várias antologias temáticas, editadas pelos "Poetas Almadenses" e pela SCALA.

Fonte:
Contracapa de "A Minha Janela"

Hiperligação:

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo