O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Paul Samuelson


O economista Paul Samuelson morreu, este domingo, aos 94 anos de idade, na sua casa no Massachusetts, nos EUA.
O trabalho do Nobel da Economia de 1970 foi fundamental para a base da economia moderna, uma vez que aplicou uma análise matemática rigorosa para explicar o equilíbrio entre os preços e entre a oferta e procura.
Samuelson ficou ainda conhecido pelo seu livro «Economia: uma Análise Introdutória», a obra económica «mais vendida de sempre». A última edição (18ª) em português data de 2005 e foi publicada pela McGraw-Hill.
Paul Anthony Samuelson, que foi professor de personalidades como Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal, e Paul Krugman, estava no MIT desde 1940, altura em que este instituto ainda não formava alunos na área da economia.
Nascido em Gary, no Estado de Indiana, em 1915, este economista foi conselheiro dos presidentes JF Kennedy e Lyndon Johnson, tendo durante anos escrito uma coluna de opinião na revista Newsweek.
No seus últimos anos de actividade, deixou surpreendido meio mundo económico, ao tecer algumas críticas aos argumentos simplistas das vantagens da globalização e do comércio livre (teoria das vantagens comparativas), ao afirmar que, sob determinadas circunstâncias, tal poderá ser prejudicial para a economia de um país.
Em declarações ao Financial Times, em 2007, Hillary Clinton disse: «Eu concordo com Paul Samuelson, o famoso economista, que recentemente falou e escreveu sobre como a ideia das vantagens comparativas [que serve de suporte à abordagem liberal ao comércio internacional] pode não servir para descrever a economia do século XXI em que nos encontramos». Os exemplos da Índia e da China, potências económicas emergentes, estarão eventualmente a despedeçar um século de refinamento das teorias de David Ricardo.
Fontes: TSF
               I Online
              The Atlantic

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...