O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Joana Rodrigues, "Da Cor do Ser"

No passado dia 03 de Dezembro de 2009, Joana Rodrigues voltou à Escola Secundária de Cacilhas-Tejo para, numa iniciativa do CNO e numa co-organização com a BE/CRE, apresentar - aos 20 anos de idade - o seu primeiro livro de poemas, intitulado "Da Cor do Ser". Era com bastante expectativa e emoção que a escola esperava a chegada de uma - até há dois anos atrás - ex-aluna que partira para a sua formação superior da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Ladeada por uma colega de Faculdade e pelos professores José Cunha e Manuela Santos, director e coordenadora pedagógica do Centro de Novas Oportunidades de Cacilhas, Joana Rodrigues (segunda a contar da esquerda) narrou a génese do seu livro de poemas "Da Cor do Ser", uma antologia fortemente influenciada pelas suas vivências pessoais, sobretudo as suas relações familiares próximas com os avós. Perante uma plateia composta por adultos em início de processo de validação de competências e por professores - e contando com a presença da Srª Directora da Escola, Margarida Fonseca - Joana Rodrigues contou com a colaboração da sua colega Filipa que leu alguns dos poemas. Questões sobre a actividade poética e a sua relação com a vida da autora foram colocadas pela assistência interessada, às quais Joana Rodrigues respondeu sempre com muita disponibilidade.
Particularmente emocionante foi a leitura de um dos poemas por Dina, uma formanda moldava do "Curso de Português para Falantes de Outras Línguas".
A sessão terminou com curtas intervenções de Margarida Fonseca - Directora, Manuela Santos e José Fernando Vasco, professor-bibliotecário. No final ficou pré-combinada a realização de uma outra sessão para alunos do 12º ano, a realizar no próximo mês de Janeiro de 2010.
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...