O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Mercator – O marketing do século XXI

O Mercator foi, desde a sua primeira edição, considerado a “bíblia” do marketing. É indicado para todos os estudantes de marketing, tanto do ensino secundário como do ensino superior. A sua abordagem aos diversos temas de marketing é sistemática e dividida em capítulos que abordam o tema de uma forma clara e pragmática. É evidente que o marketing pode ser abordado de outra forma: a revolucionária, como tantos marketeers de hoje gostam de fazer. Como por exemplo, gritar bem alto que segmentação de mercado já não se faz, que os estudos de mercado não servem para nada, etc. Para que os alunos compreendam e até concordem com estes gritos de revolta contra as estratégias tradicionais do marketing, têm de as conhecer, em primeiro lugar. E aqui reside a importância do Mercator.
As estratégias de marketing (e de gestão), são baseadas em estratégias militares: o estabelecimento de objectivos, a estratégia a seguir para os atingir, a definição das etapas, a criação do plano de marketing e a implantação e o controlo do plano de acção. E para prevenir, o plano de contigência para o caso de acontecer algo imprevisto.
Vencer a concorrência é como vencer uma guerra. De alguma forma, com ou sem estudos de mercado, consegue-se criar um produto ou um serviço inovador, comunicá-lo, distribuí-lo, atribuir-lhe um preço “certo”, entrar no mercado doméstico, vencer barreiras, mergulhar no mercado internacional, ganhar notoriedade e fama mundial.
Parece quase impossível, mas não é. Veja-se no Mercator, os exemplos de empresas nacionais que atingiram notoriedade internacional.
Para percorrer este caminho, recomenda-se a todos os futuros marketeers, como primeira leitura, o Mercator.
Bárbara Henriques

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