O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O Prazer de Ler

Hoje pelas 20,30 horas, a BE/CRE acolheu com enorme satisfação mais uma iniciativa conjunta com o Centro Novas Oportunidades (CNO) de Cacilhas, subordinada à temática "O Prazer de Ler" e que contou com a participação da Drª Guilhermina Gomes, directora editorial do Círculo de Leitores. O professor José Cunha, director do CNO de Cacilhas, abriu a sessão agradecendo a disponibilidade da convidada cujo perfil procurou caracterizar. Na intervenção seguinte, a professora Manuela Santos, coordenadora pedagógica do referido CNO, estabeleceu a relação entre o processo de certificação RVCC, a formação dos adultos e a frequência deste tipo de iniciativas. Este facto deriva de uma ideia partilhada por todos: publicar bons livros contribui para a formação de bons leitores e, logo, melhores cidadãos. Por outro lado, o portfolio reflexivo de aprendizagens de cada um dos formandos adultos, deverá espelhar  uma "história de vida" que igualmente é composta de leituras, reflexões e aprendizagens. 
Durante a sua exposição, Guilhermina Gomes recorreu igualmente à sua "história de vida" e, nomeadamente, a sua paixão por livros e leituras que se tem espelhado na sua actividade profissional na área da edição/ publicação e na sua relação pessoal com os seus livros de referência. Estes reflectem exemplos de força humana e permitem o conhecimento de outros locais, de outras vivências, de outras experiências pessoais. Por outro lado, comungou com a assistência interessada a ideia muito gratificante do livro proporcionar a partilha: do próprio numa comunidade de leitores, das experiências reflectidas no acto literário e, igualmente, a partilha das emoções despertadas pela leitura. A democratização  da cultura em geral tem vindo a reforçar e é um reflexo desta possibilidade/necessidade de formação para a cidadania, através do livro e da leitura.Para tal é necessário promover e desenvolver o espírito de curiosidade perante o saber.
No encerramento da sessão, o professor-bibliotecário agradeceu a disponibilidade da convidada e a sua oferta de alguns livros para a BE/CRE e CNO e sublinhou quão gratificante tinha sido esta conferência, na sua essência promotora da partilha da paixão pelos livros e pelo saber.

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo