O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Português Para Falantes de Outras Línguas»


A inclusão e a integração são aspectos importantes da perspectiva do desenvolvimento humano, desde que tenham efeitos positivos não só para os indivíduos em deslocação e respectivas famílias, mas também para as comunidades que os recebem.  
Relatório de Desenvolvimento Humano 2009:
Ultrapassar Barreiras - Mobilidade e desenvolvimento humanos

Promover a plena integração dos formandos que frequentam os Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas (com financiamento do POPH) na Escola Secundária de Cacilhas-Tejo constitui um dos desideratos deste espaço.
A aprendizagem da língua de Camões é condição essencial para a inclusão dos imigrantes, com consequências a nível pessoal, profissional e social. O conhecimento da cultura portuguesa e da cultura dos países de origem dos imigrantes, numa perspectiva da descoberta do outro, assume igualmente uma importância capital. Assim, dada a riqueza dos percursos dos formandos que frequentam a nossa escola, as suas histórias de vida, primeiras experiências em Portugal, pretende-se com este espaço potenciar a participação activa dos adultos estrangeiros. O fascínio que decorre do encontro com o outro, do respeito pelas outras culturas repercutir-se-á positivamente nos formandos estrangeiros e, consequentemente, enriquecerá toda a comunidade.
Desta forma, os vocábulos inclusão e integração passarão a ser tomados como redução de distâncias, aproximação entre os povos, dádiva e partilha.
José Lourenço Cunha
Formador do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas

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