O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Blade Runner» de Ridley Scott

Disponível para consulta na BECRE/SALA DE AULA
a partir de 08.09.2012

«Blade Runner», a obra prima de Ridley Scott e um dos filmes mais importantes da história do cinema do mundo ocidental, faz agora parte do fundo de recursos da BECRE.
O filme protagonizado por Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Edward James Olmos e baseado na obra de Philip K. Dick «Do Androids Dream of Electric Sheep», conta a história do "afastamento" de unidades Nexus 6 (robôs que apenas se distinguem dos humanos pela sua "perfeição") pelo «Blade Runner» (polícia com essa precisa função) interpretado por Harrison Ford.

Para além da história que coloca inúmeras interrogações, entre as quais a mais importante se resume ao que nos define como humanos, Ridley Scott apresenta-nos um mundo futurista mas não demasiado distante do nosso atual. Devemos ter em conta que o filme, produzido e estreado em 1982, influenciou enormemente toda a cinematografia americana posterior: a visão de Los Angeles de 2019 é, em boa medida, a visão de um mundo decadente e sofredor pelos inúmeros problemas de sobrepopulação e escassez de recursos. Vangelis, o multi-instrumentista grego, compôs a banda sonora e contribuiu significativamente para o impacto que ainda hoje o filme tem.
Em suma, «Blade Runner» para além das qualidades cinematográficas inerentes, é um excelente recurso educativo e um bom ponto de partida para a reflexão em torno da questão essencial da Humanidade para o século XXI - a definição e compreensão das fronteiras entre o orgânico/humano e o mecânico/robotizado, a inteligência artificial e todas as questões éticas inerentes.
Para além disso, «Blade Runner» apresenta-nos uma cinematografia belíssima e diálogos dos mais extraordinários da história do cinema:


Rachel - "Do you like our owl?"
Deckard - "Is it artificial?"
Rachel - "Of course it is"
Deckard - "Must be expensive"
Rachel - "Very. I'm Rachel"
Deckard - "Deckard"
Rachel - "Its seems you feel our work is not a benefit to the public"
Deckard - "Replicants are like any other machines. They are either a benefit or a hazard. If they're a benefit, it's not my problem"
Rachel - "May I ask you a personal question?"
Deckard - "Sure"
Rachel - "Have you ever retired a human, by mistake?"
Deckard - "No"

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Blade Runner (Perigo Eminente), 1982
Realizador: Ridley Scott
Banda Sonora: Vangelis
Atores: Harrison Ford, Sean Young, Rutger Hauer, Edward James Olmos...
Duração: 117 minutos
Legendas: português

Trailer
(não oficial)



Caso deseje consultar o catálogo DVD da BECRE, clique aqui.

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo