O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

A curiosidade amartou !

Robô Curiosity / Fonte: ABCNews
Eram 6:30 horas (em Lisboa) quando o robô Curiosity amartou em segurança na superfície do planeta vermelho.
Sendo o mais sofisticado (e igualmente o mais pesado) robô que alguma vez foi enviado pelo Homem ao planeta vizinho, o Curiosity já começou a enviar fotografias para a Terra, aumentando assim a esperança de obtenção de novos dados relativamente à hipotética existência de vida marciana e/ou à possibilidade de já terem sido reunidas, no passado, condições para tal.
Tão importante quanto estas interrogações é outra para a qual há muito se procuram dados que possam suportar uma tese: se já houve vida em Marte, o que terá acontecido para que Marte se apresente na atualidade como um planeta difícil (ou impossível) de suportar vida?
Para além destas interrogações que poderão permitir à Humanidade melhor perceber a história do sistema solar e da Terra, o dia de hoje constitui uma enorme vitória para a Humanidade - segundo o Presidente Obama, trata-se de «uma façanha tecnológica sem precedentes» - e o primeiro passo de um percurso que, no futuro, passará por uma viagem tripulada a Marte.

Amartagem do robô Curiosity
(animação)


Hiperligação:
NASA/Mars Science Laboratory
Público/Robô Curiosity aterrou sem problemas em Marte
Sorumbático/Aterrar ou amartar?

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo