«A cidade de Santarém, de fundação antiquíssima, caiu em poder dos Mouros em 715 e foi reconquistada em 1147, por D. Afonso Henriques. Por muitos anos, e por diversas vezes, serviu de local de residência aos reis de Portugal, e nela se reuniram, com alguma frequência, as cortes do reino. Santarém é conhecida como a "capital do gótico", possuindo um vasto património arquitetónico, com destaque para os seguintes monumentos nacionais: a Capela de Nossa Senhora do Monte, a Capela do Santíssimo Milagre, o Convento de S. Francisco, a Fonte das Figueiras, a Igreja de Santo Estêvão, ou do Milagre, as igrejas da Misericórdia, de Nossa Senhora da Piedade, de Santa Clara, de Santa Maria de Marvila (um templo com três naves, apoiadas em doze elegantes colunas), de S. João de Alporão (fundada pelos Romanos e que hoje alberga o Museu Arqueológico), a antiquíssima Igreja de Santa Iria (cuja origem se desconhece e se encontra ligada a uma interessante lenda), o Templo da Graça (uma das joias do gótico em Portugal), aIgreja do Seminário (que foi dos Jesuítas e é atualmente a Sé) e a torre das Cabeças.
Os imóveis de interesse público são o chafariz de Palhais, o edifício da Câmara Municipal, a Igreja de Santa Cruz, a Igreja de Santa Maria de Alcáçova e as muralhas de Santarém. Os principais valores concelhios são a Igreja e a Capela de S. Nicolau. São de referir, ainda, a Fonte das Figueiras e a Porta de S. Tiago.
Nos restantes concelhos do distrito existem outros monumentos de interesse, como sejam, o castelo e o Convento de Cristo, de Tomar, o Castelo de Almourol, a Igreja de São Vicente de Abrantes, as pontes romanas com arcos de volta perfeita de Mação, o Palácio dos Duques do Cadaval, em Salvaterra de Magos, entre muitos outros.»
Fonte:
Vale a pena visitar a capital do gótico português !
Pode obter um mapa turístico aqui.
«Santarém, terra de liberdade»
Prod. Câmara Municipal de Santarém
Hiperligações:
Santarém Digital
Artigo relacionado:
Cidades com História - Ishbiliya »» Shbiya »» Sevilha
José Fernando Vasco
Sem comentários:
Enviar um comentário