O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Neil Armstrong (1930-2012)

Fonte - The Guardian
Faleceu ontem aos 82 anos Neil Armstrong o primeiro homem a pisar solo lunar e o astronauta que proferiu uma das mais célebres frases da História da Humanidade: «one small step for man, a giant leap for mankind».
Quando em 1969 metade do mundo passou a noite acordada para acompanhar a emissão televisiva da missão Apolo 11, num mundo em que a lógica da transmissão global de imagens não padecia das lógicas perversas atuais; muita gente duvidou da sua veracidade.
Independentemente de todas as teorias da conspiração - férteis no imaginário americano - a missão Apolo 11 culminava uma década que, na realidade, tinha começado com o desafio do presidente John Kennedy à nação americana - um desafio de transformação, avanço tecnológico e de (futura) vitória na confrontação com a União Soviética, no âmbito da Guerra Fria.
A morte de Neil Armstrong recorda-nos ainda todos os sucessos, fracassos e limitações do programa espacial norte-americano que, nos últimos 35 anos, tem sobretudo apostado no envio de sondas e outras máquinas nomeadamente para Marte e planetas exteriores.
À distância, não deixa de ser espantoso como foi possível o feito com tão limitados recursos tecnológicos. Hoje, mesmo com todos os triunfos do programa Viking e com as várias viagens de sondas e outras máquinas a Marte, algo falta para captar a curiosidade e o espanto da opinião pública. Talvez a Lua tenha um apelo no imaginário que, até agora, ainda não foi possível de ultrapassar. Muito provavelmente só com uma hipotética viagem tripulada a Marte se possa reconquistar a opinião pública para qualquer programa espacial. Para já mantém-se na memória a tragédia do Challenger (1986).

Artigos relacionados:
Apollo 11: som e imagens de história
Goddard Space Flight: a evolução da Lua em vídeo da NASA
Mapa topográfico da Lua pelo LRO
O sistema Terra-Lua é só isto?
«Big Splash», uma teoria para explicar a formação da Lua

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo