Realização: Andy Wachowski, Larry Wachowski
Argumento: Andy Wachowski, Larry Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss
Género: Ação|Aventura|Ficção Científica
Duração: 131 min
Ano: 1999
Thomas A. Anderson ou Neo é um entre os bilhões de seres humanos adormecidos. Vive na Matrix pensando que é a verdadeira realidade. A Neo, é oferecida a opção de se manter na sua vida quotidiana, confiando nos sentidos, ou ver a realidade e aprender o que é a Matrix. Neo aceita esta segunda via e, com Morpheus, compreenderá a verdade sobre o mundo real e sobre o destino da humanidade. No entanto, a Neo apenas é-lhe indicado o caminho da verdade, que terá de ser percorrido por ele.
O que posso saber? O que devo saber? O que posso esperar? O que é real? O que é a felicidade? O que é a mente? O que é liberdade, e como a obtemos? A inteligência artificial é possível? As respostas a essas perguntas levam-nos a explorar muitos dos principais ramos da filosofia, incluindo metafísica, epistemologia, ética, estética, filosofia da mente, filosofia da religião e filosofia política.
Fica lançado um desafio mais concreto: interpretar o filme à luz das filosofias de Platão e Descartes...
Cypher: Eu sei que este bife não existe. Eu sei que, quando o coloco na boca, a Matrix diz ao meu cérebro que o bife é suculento e delicioso. Depois de nove anos, sabe o que percebi? A ignorância é a felicidade. (cena do restaurante em Matrix)
Hiperligações:
23 de janeiro de 2013
10:05 horas
Organização BECRE
Sónia Lapa
Sem comentários:
Enviar um comentário