O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Memórias do Portugal Futuro», disponível na BECRE

Disponível para consulta na BECRE (DVD 1 a 3)*
Adquirido com verbas obtidas na V Feira do Livro Usado

* Restantes volumes disponíveis em breve

«O documentário Memórias do Portugal Futuro debruça-se sobre a vida de Mário Soares e, inevitavelmente sobre a história do nosso país. No primeiro volume viajamos até à infância e juventude do antigo Presidente da República. Olhar para a vida e actividade, sobretudo, política de Mário Soares é olhar para a história do último século no nosso país. Ao longo de quase sete décadas de intervenção social, cívica e política, muito se disse e escreveu sobre o antigo Presidente da República que desde muito jovem se dedicou à defesa da causa pública.  Por ocasião do 88.º aniversário de Mário Soares, o PÚBLICO lança a colecção Memórias do Portugal Futuro, uma série documental que em 11 episódios, divididos por cinco volumes, percorre a vida do estadista. Recorrendo a imagens de arquivo, bem como ao testemunho do próprio Mário Soares e de muitas figuras que conviveram de perto com ele, uma equipa de documentalistas, historiadores, politólogos e sociólogos traçou assim uma perspectiva histórica e cronológica sobre o percurso do ex-líder socialista. Muitas histórias são contadas em discurso directo por Mário Soares, mas ouvem-se também historiadores, jornalistas, amigos, familiares, companheiros de luta e adversários de todos os quadrantes políticos.»


DVD 1 - 1924/1974 – DA 1.ª REPÚBLICA AO EXÍLIO
Episódios 1 a 3
No primeiro DVD da colecção acompanhamos os primeiros anos da vida de Mário Soares bem como da sua militância contra o Estado Novo que acaba por o conduzir à prisão e ao exílio. Os principais temas abordados nos três episódios do volume são:

- A Infância
- A Descoberta da Política
- A Caminho do PS
- A Oposição ao Regime Ditatorial
- O Exílio em Paris


DVD 2 - 1974/1975 – O 25 DE ABRIL E O VERÃO QUENTE
Episódios 4 e 5
O segundo DVD da colecção centra-se no 25 de Abril de 1974 e o Verão Quente que se seguiu. Os principais temas abordados nos dois episódios do volume são:

- A Revolução de Abril
- A Descolonização
- Os Governos Provisórios
- O 1.º de Maio de 1975
- Tentativas de Golpe de Estado

DVD 3 - 1975 /1984 – OS SOCIALISTAS NO GOVERNO E NA OPOSIÇÃO
Episódios 6 e 7
O período pós 25 de Abril de 1974 foi marcado uma grande instabilidade política na qual o Partido Socialista e Mário Soares, como seu líder, assumiram um papel essencial na progressiva estabilização do regime democrático. Os principais temas dos episódios do terceiro volume são:

- As Tomadas de Posse do I e II Governos Constitucionais
- Eleições Legislativas
- A Queda do II Governo Constitucional
- A Adesão de Portugal à CEE

DVD 4 - 1985/2009 – PARA ALÉM DO SÉCULO E DA POLÍTICA
Episódios 8 e 9
O tempo passado por Mário Soares no Palácio de Belém é o assunto central do quarto volume da colecção. Os principais temas abordados nos dois episódios são:

- A Candidatura à Presidência da República
- As Visitas de Estado à URSS e Israel
- A Reeleição à Presidência da República
- O Final do Mandato
- A Criação da Fundação Mário Soares

DVD 5 ESPECIAL – ENTREVISTAS A PERSONALIDADES SOBRE O MÁRIO SOARES
Episódios 10 e 11
Os dois últimos episódios da colecção são inéditos e reúnem depoimentos de várias personalidades – amigos, familiares, companheiros e opositores políticos – sobre Mário Soares. Entre aqueles que partilharam a sua opinião ou vivências com o antigo Presidente da República estão:

- Maria Barroso
- Aníbal Cavaco Silva
- Ramalho Eanes
- Otelo Saraiva de Carvalho
- Diogo Freitas de Amaral
- Francisco Pinto Balsemão
- António Guterres
- António Pedro Vasconcelos
- Júlio Pomar

Hiperligação:

José Fernando Vasco


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo