O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Imprensa periódica de Almada (séc.XX-XXI)

É inaugurada hoje a nova exposição bibliográfica da BECRE, dedicada ao fundo documental local, nomeadamente os registos da imprensa periódica do nosso concelho de Almada, onde o utente poderá encontrar exemplares desde 1925 até aos nossos dias.

A partir do acervo da BECRE, da «Associação de Cidadania de Cacilhas O Farol» e de amáveis empréstimos, estão patentes nesta exposição 72 títulos, desde jornais, boletins, jornais escolares, publicações referentes a exposições, etc., de que são exemplo:
*«Ginásio: Jornal de Actividades do Ginásio Clube do Sul», de Junho de 1978 (empréstimo de Henrique da Costa Mota);
*«O Cacilheiro», de dezembro de 2008 (empréstimo do professor José Cunha - ESCT);
*«Lusofonias», exemplares de dezembro de 2000 a janeiro de 2002 (empréstimo da professora Madalena Oliveira - ESCT);
*«Magazine do Caranguejo», de 2 de junho de 2003 (empréstimo do Agrupamento de Escolas D. António da Costa);
*«O Despertar», de 25 de outubro de 1925 e «O Excursionista», de 15 de agosto de 1933 (Projeto ESCT/«Associação de Cidadania de Cacilhas O Farol»);
*«O Elias: um aluno extra-ordinário», números desde abril de 1996 a março de 1998 e «Al-madan», de novembro 1984/novembro 1985 (fundo documental da BECRE).

Até 15 de março, o visitante poderá apreciar  estes títulos apresentados e outros igualmente dignos de atenção, num esforço de abordagem à rica variedade da imprensa periódica que Almada apresenta, para além da inclusão de três obras com responsabilidade de Alexandre M. Flores, nas quais o autor procura explicar ao leitor como, a partir do estudo da imprensa local, se pode acompanhar de perto a mentalidade em Almada, podendo ser ponto de partida para o conhecimento de um passado e de um presente de uma comunidade.
Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo