O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Os Miseráveis» de Victor Hugo


Disponível para consulta na BECRE e no domicílio
graças à amável oferta de Carlos e Maria João Bule

Os leitores BECRE têm a partir de hoje a possibilidade de consulta na biblioteca e no domicílio de «Os Miseráveis» (1862), a imortal obra de Victor Hugo, numa edição especial do Círculo de Leitores de 1977 em cinco volumes e com reprodução de ilustrações de uma das edições do século XIX.
A história passa-se na França do século XIX, entre  a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832; e narra, em cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, bem como se descreve a miséria e as injustiças em França dos inícios do século XIX.
Victor Hugo é considerado a mais importante referência do romantismo literário francês.

Volume I: Fantine
Volume II: Cosette
Volume III: Marius
Volume IV: Idílio da Rua Plumet e epopeia da Rua Saint-Denis
Volume V: Jean Valjean

Das inúmeras adaptações ao cinema destacam-se a de Billie August (1998), com Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman  e Claire Daines nos principais papéis; e a de Tom Hooper (2012), nomeado para 8 oscares da Academia de Hollywood, incluindo melhor filme, melhor ator principal e melhor canção original.

~~~~~~~~~~~~~~


Tom Hooper (2012). Os Miseráveis
Trailer



~~~~~~~~~~~~~~

Também disponível para consulta na BECRE:


Billie August (1998). Os Miseráveis
Trailer




Hiperligações:

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo