Estando em análise o domínio B - «Leitura e Literacia» - no âmbito do processo de auto-avaliação 2012-2013 da biblioteca escolar da ES Cacilhas-Tejo, destacamos neste artigo alguns resultados do questionário aplicado a professores - 65,7% acederam a responder.
Todos os interessados poderão consultar os dados completos na secção «Documentação».
1. Costuma integrar a biblioteca escolar (BE) e os seus recursos nas suas funções docentes relacionadas com o desenvolvimento de competências de leitura?
* Sim - 61,3 %
* Não - 38,7 %
As três utilizações mais frequentes são:
* Incentivar os alunos a ir à BE para ler e requisitar livros relacionados com temas da sua disciplina: 25,2 %
* Aceder aos computadores para realizar trabalhos: 22,8 %
* Requisitar materiais para a sala de aula: 20,3 %
2. Classifique o nível dos recursos documentais facultados pela BE ou postos a circular no agrupamento, relacionados com a leitura de temas na sua área.
* Bom: 49,3 %
* Razoável: 22,7 %
* Muito Bom: 13,3 %
* Não sabe/não responde: 10,7 %
4. Classifique o nível do trabalho realizado pela BE no âmbito da leitura e literacia.
* Bom: 61,3 %
* Muito Bom: 24,0 %
* Razoável: 14,7 %
6. Considera que a BE teve impacto nas competências de leitura dos seus alunos?
* Sim: 57,3 %
* Não: 21,3 %
* Não sabe/não responde: 21,3 %
7. Indique as áreas em que esse impacto se verificou:
* Melhoria no uso de ambientes digitais de leitura e das literacias digitais e da informação: 27,3 %
* Melhoria das competências de compreensão: 23,2 %
* Aumento da diversidade das escolhas no sentido da opção por leituras mais extensas e complexas: 21,2 %
Uma análise mais detalhada e as conclusões do processo de auto-avaliação serão incluídas no relatório a submeter à Rede de Bibliotecas Escolares no final do presente ano letivo.
José Fernando Vasco
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