O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Museu Berardo - Exposição «O Consumo Feliz»


A exposição «O Consumo Feliz, publicidade e sociedade no século XX», com comissariado de Rui Afonso Santos, convida a um percurso por uma seleção dos 1500 cartazes de arte publicitária que constituem o acervo da Coleção Berardo de Arte Publicitária.

Este conjunto de originais destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, geralmente litográficos e fotográficos, foi adquirido pelo colecionador José Berardo à empresa britânica James Haworth & Company, uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, e inclui matrizes originais pintadas à mão.

Única no mundo inteiro, a Coleção Berardo de Arte Publicitária «possui um interesse inigualável, cobrindo todos os aspetos da vida quotidiana ocidental, de 1900 aos anos de 1980, incluindo a moda, o automóvel, a aviação, a alimentação, o turismo, a música, a decoração de interiores, o cinema, entre outras áreas. Os cartazes cobrem também o período das duas Guerras Mundiais, percorrendo quase todo o século XX, mostrando como foi fonte inesgotável do movimento artístico da Pop Art», conforme considera o comissário da exposição.

Inauguração da exposição - 17 maio / 19h

Fonte:
Museu Coleção Berardo

Paula Penha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo