O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Antonio Vivaldi (1678-1741)

Antonio Lucio Vivaldi nasceu em Veneza a 4 de Março de 1678. Filho de Giovanni Batista, um músico que tocava na basílica de São Marcos, Vivaldi ouviu os primeiros sons de violino em casa. O seu pai ensinou-lhe os principais segredos das quatro cordas do instrumento - o violino - que o imortalizaria como um dos principais génios da música. A sensibilidade de Vivaldi fê-lo ser ordenado padre em 1703, mas sua arte não estava noutra esfera. A partir de 1704, Vivaldi foi regente no conservatório de Ospedale della Pietà. Ali conheceu Anna Giraud, musa e tormenta da sua existência. Vivaldi passou a compor com intensidade. Os concertos para violino são os mais importantes dentro do magnífico catálogo que reúne suas obras.
Da sua lista de composições fazem parte 550 concertos, 350 para instrumentos solo (mais de 230 para violino). Há ainda 40 concertos duplos, mais de 30 para solistas múltiplos e perto de 60 para orquestra sem solo, 46 óperas, 23 sinfonias.



A mais popular obra de Vivaldi é, certamente, "As quatro estações". Na verdade, elas fazem parte de 12 concertos denominados "O diálogo entre a harmonia e a criatividade". Nessa série, acentua-se a tentativa de se expressar musicalmente fenómenos da natureza ou sentimentos, como a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno.
Vivaldi escreveu também uma grande quantidade de obras sacras, entre elas a célebre Glória, especialmente composto para o casamento do rei Luís XV. Dedicava-se com extrema paixão tanto à música sacra quanto à profana. Vivaldi acabou por abandonar Veneza, transferindo-se para Roma, Amsterdão e Viena, onde morreu a 28 de Julho de 1741, aos 63 anos. A redescoberta da sua música, por volta de 1940, deve-se a alguns musicólogos, sobretudo Marc Pincherle. A divulgação foi promovida por I Virtuosi, dirigido por Renato Fasano, e especialmente pelos discos. Vivaldi voltou a ser um dos compositores mais tocados.
José Fernando Vasco

 

2 comentários:

Gláucia Donda disse...

Sinceramente, gostei do que ouvi. Este tipo de concerto é um prazer inexplorado da minha parte. No entanto, foi de facto um prazer ouvir tão bela Orquestra, desde o maestro ao público silencioso e respeitador...
As 4 estações, pelo que percebi, têm por objectivo expressar, musicalmente, fenómenos da natureza e os sentimentos que dela advêm, como a primavera, o verão, o outono e o inverno retratados em todo Concerto, com vida, diga-se de passagem, com muita vida!
Sem dúvida, a minha parte favorita é a da última estação.
Aconselho vivamente aos que gostam deste tipo de música e mesmo àqueles que nunca a tenham explorado, tal como eu...

Anónimo disse...

LUCIENE BORGES:

EU ASSISTI, ESTE CONCERTO... QUE POR SINAL FOI MUITO AGARDÁVEL.
Gostei bastante do que eu ouvi, apesar de ter ja ouvido, algumas destas músicas eu nao fazia a mínima ideia, de quem, compôs esta sinfónia.
Nesse dia ouvi o nome de uma pessoa de quem nem sequer, sabia que existia...
Adorei... este concerto é optimo, para quem quer, nem se for por um dia, encontrar a paz de que necessita.
As 4 estações, se tem por objectivo, dispertar emoções e sentimentos nas pessoas, na minha mais sincera opnião conseguiu literalmente atinguir o seu objectivo,... e aconselho vivamente a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo