O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Prémio Goncourt para Marie Ndiaye

Marie Ndiaye, escritora francesa de origem senegalesa, de 42 anos, foi a primeira mulher negra a ganhar o conceituado prémio literário Goncourt, com o romance “Trois femmes puissantes” (Gallimard). Da sua bibliografia constam 10 romances, tendo o primeiro “Quant au riche avenir” sido publicado aos 17 anos, um livro de contos e quatro peças de teatro. O romance galardoado é composto “por 3 relatos de 3 mulheres, Norah, Fanta e Khady Demba, que se batem por preservar a sua dignidade contra as humilhações que a vida lhes inflige, com uma obstinação metódica e incompreensível”.
Este prémio literário, o mais cobiçado de França, é atribuído desde 1903 ao autor do «melhor livro de imaginação em prosa», e já distinguiu alguns dos maiores escritores de língua francesa, como Marcel Proust, André Malraux, Simone de Beauvoir, Michel Tournier e Marguerite Duras.
Ouça a interessante entrevista com Marie Ndiaye sobre este romance em http://www.gallimard.fr/rentree-2009/MarieNDiaye.htm.
Bárbara Nabais

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo