O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Claude Lévi-Strauss

Morreu Claude Lévi-Strauss, o "pai de todos os antropólogos franceses".

Nascido em 1908, na Bélgica, o antropólogo inicialmente destinado a uma carreira universitária "normal", viu a sua vida mudar radicalmente com a estadia no Brasil - entre 1935 e 1939 - onde liderou várias expedições de "trabalho de campo", reflectidas na sua célebre obra "Tristes Trópicos" de 1955.
O seu contributo foi decisivo para a antropologia moderna e para o "estruturalismo" que definiu como "a procura das harmonias inovadoras".
Figura importante do círculo de pensadores estruturalistas e amigo pessoal de Jean-Paul Sartre, assumiu a liderança do departamento de Antropologia Social no College de France (1959-1982), foi eleito membro da Academia Francesa (1973) e, ao receber o 17º Prémio Internacional Catalunha em 2005, com 97 anos, declarou: "o meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente".

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo