Gago Coutinho (1869-1959) foi um notável aviador, corajoso e inteligente, pesquisador da aeronavegação. Ficou conhecido internacionalmente em 1922, ao realizar, com Sacadura Cabral, a primeira viagem aérea entre a Europa e a América do Sul. Com grande facilidade para a escrita, foi autor de vários trabalhos, principalmente acerca das navegações dos Portugueses: “A náutica dos descobrimentos”, “Influência que as primitivas viagens portuguesas à América do Norte tiveram sobre o descobrimento das Terras de Santa Cruz”, “Tentativa de interpretação simples da Teoria da Relatividade Restrita”, entre muitos outros trabalhos. Adquiriu notabilidade a nível mundial quando inventou o “Sextante de bolha artificial”, ultrapassando eficazmente problemas técnicos e materiais da altura, que restringiam o sextante à navegação marítima.
O sextante é um instrumento de reflexão que possui dois espelhos que efectuam uma dupla reflexão dos raio luminosos provenientes das estrelas. Como outros instrumentos de reflexão, faz coincidir os raios luminosos que provêm das estrelas com os raios luminosos que provêm do horizonte, permitindo medições de longitude.
O sextante é um instrumento de reflexão que possui dois espelhos que efectuam uma dupla reflexão dos raio luminosos provenientes das estrelas. Como outros instrumentos de reflexão, faz coincidir os raios luminosos que provêm das estrelas com os raios luminosos que provêm do horizonte, permitindo medições de longitude.
Gago Coutinho conseguiu a solução para o problema da medição da altura de um astro, sem horizonte de mar disponível, usando um nível de bolha de ar, e com ele obtendo um horizonte artificial. Assim, o sextante podia ser usado a bordo das aeronaves. Dotou-o ainda de um sistema de iluminação eléctrico do nível de bolha, permitindo também observações nocturnas.
Juntamente com Sacadura Cabral (1881-1924) inventou um “Corrector de rumos”, que permitia calcular graficamente o ângulo entre o eixo longitudinal da aeronave e o rumo a seguir, considerando a intensidade e direcção do vento, compensando os desvios causados pelo mesmo. Na primeira viagem aérea “Lisboa-Madeira”, realizada em 1921, Gago Coutinho e Sacadura Cabral comprovaram a eficácia do sextante de bolha artificial, conseguindo um passo de gigante na aviação mundial – a navegação aérea astronómica com uma precisão nunca antes conseguida. Com Sacadura Cabral realizou também a primeira travessia aérea do Atlântico Sul (Lisboa-Rio de Janeiro).
Juntamente com Sacadura Cabral (1881-1924) inventou um “Corrector de rumos”, que permitia calcular graficamente o ângulo entre o eixo longitudinal da aeronave e o rumo a seguir, considerando a intensidade e direcção do vento, compensando os desvios causados pelo mesmo. Na primeira viagem aérea “Lisboa-Madeira”, realizada em 1921, Gago Coutinho e Sacadura Cabral comprovaram a eficácia do sextante de bolha artificial, conseguindo um passo de gigante na aviação mundial – a navegação aérea astronómica com uma precisão nunca antes conseguida. Com Sacadura Cabral realizou também a primeira travessia aérea do Atlântico Sul (Lisboa-Rio de Janeiro).
O sextante de Gago Coutinho
Hiperligação:
Ciência em Portugal - Gago Coutinho
Gago Coutinho - Geógrafo, Historiador, Matemático, Astrónomo, Marinheiro, Navegador…
Amarília Roleira
2 comentários:
.../No tempo que o tempo devora uma "nau" voadora
sem escala.
Num Atlantico majestoso ,viajou com temporal
Deixando a marca de Cago e de Cabral
Que para sempre sao orgulho de Portugal/...
Tendo a fotografia direitos autorais agradecia que fossem colocadas as respectivas referências de onde a mesma foi retirada
Obrigado
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