O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Um ambiente de aprendizagem permanente»: Bibliotecas Escolares na Noesis

A revista Noesis aborda no seu Nº82 a temática das bibliotecas escolares, no seu dossier central.
Chamando a atenção para este novo "ambiente de aprendizagem permanente", no editorial é apontado o papel das bibliotecas escolares nos nossos dias - prestando um importante serviço às escolas e disponibilizando recursos documentais, não somente em formato livro, mas também outros possibilitados pelas novas tecnologias da informação e conhecimento.


Dos vários artigos, tratados documentalmente de uma forma analítica, destacamos:
«Questões e razões: aprendizagem na escola da era da informação», por Ross Todd;
«No terreno: Bibliotecas escolares, ambientes de aprendizagem permanente», por Elsa Conde;
«Mudanças que refletem novas necessidades», por Teresa Calçada;
«Feito e dito: Não basta o livro para fazer o leitor: Entrevista a Paula Correia», por Elsa de Barros;
«Na sala de aula: Do impossível de Escher ao absurdo de Kafka», por Teresa Fonseca e Helena Skapinakis.
Outros artigos merecem também um destaque, nomeadamente os relacionados com a educação em Espanha e o projecto «A linha do pensamento, a cor da emoção» (projecto desenvolvido pelos professores de Artes Visuais e Português da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho).



Este número da revista inclui o destacável «À descoberta do Casal Arnolfini» (concepção de Rita Tainha), com actividades destinadas aos alunos do 3º ciclo, para uma abordagem multidisciplinar ao estudo do quadro do pintor Jan Van Eyck e apresentando um elenco de recursos bibliográficos e digitais de apoio.



Para mais informações sobre Jan Van Eyck e o retrato na pintura da Europa setentrional, consultar na BECRE «A grande História da Arte: Volume 2: Os alvores do Renascimento».

Num mundo de "mudanças que refletem novas necessidades" este periódico traz certamente material de leitura interessante e importante como recurso pedagógico.


Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo