O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Importante é lermos a vida poeticamente»

Disponível para consulta na BECRE
a partir de
13 DE SETEMBRO DE 2010

«O Mercador de Palavras» de Orlando João Ferreira, obra de leitura autónoma do Plano Nacional de Leitura (PNL), foi relançado ontem, pela NCreatures, no Padrão dos Descobrimentos, graças à colaboração da EGEAC.
Se as anteriores edições constituíram uma «abordagem poética dos Descobrimentos», a presente edição não só reforça esse sentido como o complementa, com uma abordagem de leitura integrada do extraordinário conto de Orlando Ferreira.
O projecto, materializado por uma equipa pedagógica composta pelo próprio autor (História e Geografia), José Cunha e Paulo Martins (Língua Portuguesa), José Duarte e Paula Penha (Artes Visuais) e Sara Ferreira (ilustrações); apresenta agora uma leitura multimédia em CDROM, um sítio electrónico em desenvolvimento; e a eventual possibilidade de encenação, para a qual já se trabalha na necessária adaptação.
Dada a riqueza e o interesse do texto escrito por Orlando Ferreira, não nos admiramos que outras possíveis leituras (jogo, animação, quem sabe...) possam surgir e, desse modo, enriquecer ainda mais este muito interessante acto de verdadeiros apaixonados pelas palavras, pela Arte e História; e pela inovação pedagógica.

Hiperligações:

Artigos relacionados:
Em busca das palavras demoradas e sublimes
Orlando João Ferreira - «O Mercador de Palavras»
«O Mercador de Palavras» - lançamento da edição especial
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo