O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Durante a 1.ª República, que descobertas científicas?

Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci, 1490

Enquanto ensaiávamos os primeiros passos de uma vivência quotidiana de cariz republicano, a ciência mundial revelava grandes descobertas. Propiciadas pela sua época, ou seja, pelas questões que no momento se tentavam resolver, estas descobertas são hoje parte integrante da cultura da primeira metade do século XX. Conheçamos ou lembremos algumas delas, enunciadas na curta lista de leitura acessível que se segue:

CIÊNCIAS DA NATUREZA
1912 - Wegener enuncia a hipótese da deriva dos continentes.
1921 - Banting, Best e McLeod isolam a insulina.
1925 - O anatomista Dart identifica o australopiteco.

QUÍMICA
1913 - Soddy descobre os isótopos.
1923 - Lewis inscreve as valências dos iões nas equações químicas.

FÍSICA
1912 - Max von Laue confirma a natureza ondelatória dos raios X.
1913 - Modelo do átomo planetário de Bohr.
1916 - J. J. Thomson descobre o electrão.
1919 - Verificação experimental da curvatura do espaço (Teoria da relatividade geral de Einstein).
1923 - Louis de Broglie cria a mecânica ondelatória.
1925 - Princípio da exclusão de Pauli sobre as configurações electrónicas.

Contrariamente à literatura, à filosofia, à economia ou à política, a ciência apela pouco às suas figuras maiores e ao desenrolar cronológico que permite a construção de uma memória científica. Por isso, aqui fica, neste artigo, um registo escrito diferente de uma sucessão de teoremas, leis ou aplicação dessas mesmas leis, promotor de uma ciência meramente encarada dos pontos de vista conceptual e utilitário (tecnologia).
A ciência é, acima de tudo, um permanente movimento de ideias desempenhando um papel fundamental na história da humanidade. Quatro exemplos de invenções contemporâneas da nossa primeira república (1910-1926) bastam para ilustrar o quanto as consequências técnicas das descobertas científicas apoiam o que se afirma: a lâmpada de neon (G. Claude, 1910), o cinema sonoro (Vogt e Engel, 1919), o foguetão de combustível líquido (Goddart, 1923) e as primeiras emissões experimentais de TV (Baird, 1926). Sintam-nas, ainda hoje, nos anúncios publicitários urbanos, no cinema, nas viagens espaciais, e de cada vez que ligam em vossas casas "a caixa que mudou o mundo"...

Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo