O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«O Mercador de Palavras» - lançamento da edição especial


“Quando em Setembro de 1542 embarquei num junco para comerciar na China, não podia imaginar a extraordinária sucessão de acontecimentos que me estavam reservados. Acompanhava-me Li-Po, meu fiel tradutor desde Malaca e profundo conhecedor dos negócios do Oriente. (...) Mas agora, tinha chegado a Tanegashima e estes foram os meus primeiros espantos em terras do Japão.”



O projecto que aqui apresentamos tem por base o livro O Mercador de Palavras, de Orlando Ferreira, obra recentemente integrada no Plano Nacional de Leitura como Livro Recomendado para Leitura Autónoma (3º Ciclo - 7º, 8º e 9º anos de escolaridade).
A história decorre no Japão, no século XVI, e narra o encontro entre dois homens de geografia e pensamento opostos, o português João Afonso e o japonês Hiromoto, na perspectiva da narrativa de viagens e do encontro de culturas.
O livro inclui CD-ROM didáctico com informação sobre as diferentes etapas da viagem e audiolivro narrado por Ruy de Carvalho.
O projecto contempla ainda um sítio na Internet, onde o utilizador tem acesso a informação adicional e a propostas de actividade transversais às disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Educação Visual.
A obra tem prevista uma adaptação dramática, de modo a proporcionar aos alunos um encontro entre o texto narrado e o texto encenado.
O projecto integra o Programa Oficial das Comemorações dos 150 Anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão, a decorrer durante o ano de 2010.
A equipa de coordenação pedagógica do projecto está disponível para qualquer contacto através do mail: ojcf@iol.pt.
Orlando Ferreira

É com enorme prazer e com a convicção de estarmos perante um livro maravilhoso e um projecto pedagógico relevante, que anunciamos o lançamento da edição especial de «O Mercador de Palavras» de Orlando João Ferreira, a ocorrer no próximo dia 8 de Setembro, pelas 19:00 horas, no Padrão dos Descobrimentos em Lisboa.
Quem recorda o encontro com «as palavras demoradas e sublimes» de Orlando João Ferreira, no passado mês de Junho na BECRE, poderá testemunhar o interesse da obra e o fascínio do autor por esse instrumento precioso que é a Língua Portuguesa. A não perder!

Artigos relacionados:
Em busca das palavras demoradas e sublimes
Orlando João Ferreira - «O Mercador de Palavras»

Hiperligação:
«O Mercador de Palavras» - site oficial
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo