O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Dois temas polémicos em Noesis: educação sexual e acordo ortográfico

Está disponível para consulta na BECRE a revista Noesis Nº81, onde se abordam dois temas polémicos: a educação sexual nas escolas e o acordo ortográfico.

No dossier «Educação para a saúde», encontramos vários artigos, de interesse evidente para toda a comunidade educativa, onde são debatidos assuntos relacionados com esta temática em meio escolar,  num encontro da saúde com outras áreas, nomeadamente a prevenção de comportamentos de carácter desviante, a violência doméstica, a nutrição; a transformação nas relações de namoro e a educação sexual como oportunidade de educação (entrevista a Daniel Sampaio), são certamente leituras a explorar por todos.

O destacável «E se alguém perguntar pelo acordo ortográfico» (concepção de Edite Prada) é igualmente uma excelente escolha de um tema que justifica uma contínua reflexão, após tantas opiniões contrárias. São propostas algumas actividades, destinadas preferencialmente aos 2º e 3º ciclos do ensino básico. O interesse é reforçado devido à apresentação de um elenco de recursos bibliográficos e digitais.

"Estes dois temas são também dois bons exemplos das resistências à mudança, do tempo necessário para a aceitação de certas mudanças e das estratégias que as podem favorecer ou contrariar",
in Editorial de Noesis.

Este periódico foi objecto de tratamento documental analítico, com descrição pormenorizada dos artigos.

Hiperligações:
Noesis
Portal da Língua Portuguesa
Portal da Saúde / Educação sexual nas escolas

Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo