O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Condicionamento Clássico

Há duas grandes teorias de condicionamento na aprendizagem: o condicionamento clássico e o condicionamento operante.
O esquema do condicionamento clássico baseia-se nas experiências de Ivan Pavlov, fisiologista russo, e resume-se na sequência "Estímulo do meio -> Resposta do sujeito": perante um estímulo natural ou incondicionado (que provoca uma resposta só pela sua presença) observa-se a resposta. Por exemplo, na experiência mais conhecida de Pavlov, observa-se que o cão saliva na presença da carne. Trata-se de uma resposta natural e, por isso, incondicionada. A esse estímulo incondicionado é associado um estímulo neutro (que não provoca qualquer resposta). No caso da experiência de Pavlov, associou-se ao aparecimento da carne um toque de campainha. É evidente que o cão volta a salivar devido à presença da carne. Esta resposta é ainda incondicionada. Repete-se algumas vezes esta associação de estímulos (incondicionado e neutro). A resposta passa a ser condicionada quando o cão responde, salivando, à simples presença da campainha, que era o estímulo neutro. Neste momento a campainha passa a chamar-se estímulo condicionado e a resposta do cão, porque não existia, foi aprendida (uma vez que o cão não salivava na simples presença da campainha), passa a chamar-se resposta condicionada. Aqui diz-se que se dá a aquisição. A extinção dá-se quando, após algumas apresentações do estímulo condicionado sem o incondicionado (a campainha sem a carne), o cão vai deixando de responder
(de salivar).

Fonte:
Edusurfa



Hiperligação:
Sónia Lapa

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