O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O Prazer de Ler+ III: «Palavras Nossas» - «o homem sonha, a obra nasce»

 

No passado dia 31 de janeiro de 2012, pelas 19:30 horas na BECRE, realizou-se a terceira sessão de «O Prazer de Ler+» - o programa de promoção do livro e da leitura, co-organizado pela BECRE e pelo Centro Novas Oportunidades de Cacilhas - exclusivamente dedicado à produção poética portuguesa contemporânea da edição de «Palavras Nossas», coordenada por Miguel Almeida e publicada pela Esfera do Caos.

Perante uma plateia composta por adultos em processo RVCC ou integrados em cursos EFA, Miguel Almeida começou por esclarecer o processo de edição desta coletânea de poesia que, na sua opinião e na da crítica especializada, traduziu a coragem editorial de publicar a produção poética diversificada e inédita de autores nunca antes publicados.
Nas palavras de Miguel Almeida, responsável pela leitura e garante de qualidade da poesia selecionada, «Palavras Nossas» mostra um pouco da portugalidade, ao reunir poetas de diversos escalões etários, proveniências geográficas e sensibilidades, temáticas e registos poéticos diversificados.


Miguel Almeida, evocando Fernando Pessoa e Sebastião da Gama,
enalteceu a coragem dos diversos poetas em ultrapassarem
o receio de uma primeira publicação:

«o homem sonha, a obra nasce.»
(Fernando Pessoa)

«Pelo sonho é que vamos»
(Sebatião da Gama)




"Poetas portugueses de agora":
Chico Mendes, Pedro Martins, António Borrego, Noélia Santa Rosa,
Álvaro Gomes, Miguel Almeida, João Carlos

....................................................................................................................................

 Divulgam-se os dados estatísticos relativos
à avaliação da terceira sessão de «O Prazer de Ler+», 
integrada no Ciclo Conferências.




Artigos relacionados:
O Prazer de Ler+ II: «Melodia de Água» por Américo Morgado
O Prazer de Ler+ I: Carmo Miranda Machado e «O Homem das violetas roxas»

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo