O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Oficina de Escrita Criativa, dinamizada por João Tordo


No âmbito do Plano de Formação para 2012 da Editora Santillana, decorrerá na ESCT, hoje e amanhã, das 17h15m às 19h15m, uma Oficina de Escrita Criativa dinamizada pelo escritor João Pedro Tordo. Embora os destinatários sejam, à partida, os professores de português, poderão inscrever-se professores de outras disciplinas que lecionem na ESCT ou em outras escolas do concelho.


Conteúdos e temáticas a abordar:
· A estrutura clássica em ficção; De uma ideia original ao tratamento dessa ideia; O enredo e o desenvolvimento desse enredo; A importância dos pontos de viragem em ficção.
· O parágrafo inicial e os pontos de viragem ao longo do enredo; Os três atos em ficção; Os momentos fundamentais: crise, desenvolvimento, clímax e resolução. O arco narrativo das personagens.
· Anatomia de uma cena; Diálogos; Vozes narrativas. A viagem emocional.

Metodologias e estratégias:
Os formandos deste curso terão completa liberdade de pensar, argumentar e comentar o seu trabalho e o trabalho dos outros participantes. O curso é essencialmente prático, procurando, depois da exposição inicial da teoria, envolver os participantes em pequenos exercícios que estimulam a criatividade e a descoberta da escrita como elemento fundamental de compreensão da realidade. O prazer do texto e o prazer na escrita são objetivos primordiais.

Hiperligação:
Alexandra Batalha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo