O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Bipedismo nos Primatas: mais um passo em frente


O trabalho de investigação da arqueóloga Susana Carvalho, efectuado com chimpanzés na Guiné Conacri, acabou por comprovar recentemente uma teoria de 1961 que afirma que a espécie humana se tornou bípede devido à necessidade de transporte de alimentos raros, pouco disponíveis (Diário IOL). A possibilidade de poder transportar, de uma só vez, o máximo destes alimentos nos membros superiores, exerceu uma pressão ambiental seletiva, que conduziu ao desenvolvimento evolutivo do bipedismo nos primatas. Na sua pesquisa, Susana Carvalho juntou investigadores britânicos, dos EUA e do Japão.



A modificação evolutiva do esqueleto dos primatas que permitiu o aparecimento do bipedismo nos humanos. A cores, mostra-se a homologia entre os órgãos ósseos.



Outro trabalho de Susana Carvalho pode ser conhecido em «É necessário alargar a noção de arqueologia» (CiênciaHoje, 2009).


Hiperligações:
Jornal de Arqueologia
Bipedismo e postura erecta
Aparecimento e evolução da espécie humana
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo