O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Cristina Carvalho: «As fantasias são necessárias para a vida das pessoas»


Na passada segunda feira, Cristina Carvalho - autora de «O gato de Uppsala», «Nocturno», Lusco-fusco» e «A casa das auroras» - esteve na biblioteca escolar da ES Cacilhas-Tejo como convidada especial da quarta sessão «O Prazer de Ler+», o programa de promoção do livro e da leitura, co-organizado pela BECRE e pelo CNO de Cacilhas.
Perante formadores e formandos em processo RVCC ou pertencentes a turmas de cursos EFA, Cristina Carvalho partilhou o seu percurso literário, acentuando a presença da fantasia em alguns dos seus livros (como «O gato de Uppsala» e «Lusco-fusco»), a sua paixão pela pianística de Chopin - «Nocturno» ocupou-lhe dois anos da sua vida literária - e a dimensão mais negra das temáticas abordadas em «A casa das auroras».

O seu gosto pessoal por viagens e, em especial, pela Europa do Norte e pela Suécia, foram algumas das influências que se espelham na sua obra. O facto de ter nascido numa família que, desde cedo, a colocou em contacto com a leitura e a escrita - relembre-se que a autora é filha do professor e poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão e da escritora Natália Nunes - terá despertado em si a aventura da escrita e da publicação de romances.

A sessão terminou com um conjunto de questões colocadas pela assistência e que permitiram a Cristina Carvalho refletir um pouco sobre a qualidade (ou falta dela...) de muito do que se publica hoje em Portugal e ainda deixou no ar uma confidência: apesar de muita poesia já escrita nunca se atreveu a publicá-la.
Aliás, opinou que quer a poesia quer a prosa, em formato de conto, são de muito difícil publicação em Portugal dados os riscos editoriais envolvidos.

................................................................................................................

Divulgamos os dados relativos à avaliação da atividade,
integrada em «O Prazer de Ler+»,
uma iniciativa conjunta BECRE/CNO de Cacilhas.


José Fernando Vasco
José Lourenço Cunha
Manuela Ventura Santos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo