O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Sessão evocativa do grande sismo do leste do Japão

Foto de Mapril Santos
A Embaixada do Japão em Portugal promoveu uma sessão para honrar as vítimas do sismo e tsunami de 11 de março de 2011. Este evento, que decorreu no Palácio Foz, em Lisboa, um ano após a tragédia, teve igualmente como objetivo agradecer a solidariedade e apoio prestados internacionalmente.

Após as palavras oficiais por parte do Embaixador do Japão e do Ministro da Administração Interna, foi inaugurada uma exposição fotográfica sobre o Grande Sismo do Leste do Japão, bem como a exposição de um conjunto de obras dos alunos do IADE relativas ao grande sismo.

No período da tarde, a Sala dos Espelhos assistiu à realização da conferência “Sismos e tsunamis – Experiências do Japão e de Portugal”. A primeira intervenção esteve a cargo do Professor Atsushi Tanaka, da Universidade de Tóquio. A segunda intervenção coube ao Professor Carlos Sousa Oliveira, do Instituto Superior Técnico, recentemente chegado do Japão. Para além da riqueza e incontestável interesse e pertinência das apresentações, houve ainda lugar para fazer referência ao terramoto de 1755 e ao papel do Marquês de Pombal.

Seguidamente houve lugar a um debate, moderado pelo Engenheiro José Oliveira, Diretor Nacional de Planeamento da Emergência da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Os participantes tomaram ainda conhecimento da realização em Lisboa, entre 24 e 28 de setembro de 2012, da Conferência Mundial de Engenharia Sísmica - 15th World Conference on Earthquake Engineering (http://15wcee.org/).
Artigos relacionados:

José Lourenço Cunha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo