O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«A Rapariga do gueto» de Janina Bauman

Disponível para consulta na BECRE e no domicílio,
a partir de 07.12.2012
graças à oferta de Carolina Abelho (CCH - CT)

Na sequência de um pedido de consulta do livro - não disponível até agora na coleção BECRE -  a aluna Carolina Abelho (CCH - Ciências e Tecnologias) teve a iniciativa de o oferecer. A Biblioteca Escolar da ES Cacilhas-Teja endereça à ofertante os mais sentidos agradecimentos.


«Um relato inspirador da luta para manter um mínimo de normalidade nas circunstâncias mais aterradoras.
Janina Bauman era uma ano mais velha do que Anne Frank quando a Segunda Guerra Mundial começou, mas, ao contrário de O Diário de Anne Frank, esta é uma história de sobrevivência. Quando o decreto de Hitler obrigou a sua família a ir para o Gueto de Varsóvia, Janina, uma rapariga inteligente e cheia de vida, encontrou-se de repente confinada a um apartamento exíguo partilhado por outras famílias judias. No início, mesmo o recolher obrigatório ou a crueldade gratuita dos ocupantes alemães não conseguiram fazer desvanecer a sua paixão por livros, por rapazes e por histórias de amor. Mas depois vieram os raides e Janina, juntamente com a mãe e a irmã, tiveram de continuar a fugir e a esconder-se nas ruínas do Gueto para evitarem estarem entre os milhares que eram apanhados diariamente e enviados para os campos de concentração. À sua fuga para o lado "ariano" do Gueto seguiram-se dois anos em que viveram escondidas, abrigada por quem tinha coragem para as ajudar, sempre no constante terror de serem traídas. Os seis cadernos de diários onde esta adolescente foi contando o seu dia-a-dia permitem-nos seguir a sua história como se dela fizéssemos parte, uma história onde se revela a coragem de uma jovem, e da sua família, numa luta desesperada pela sobrevivência.»

Apreciações críticas:

«O que torna a narrativa de Bauman tão poderosa é ter sido filtrada pelos olhos de uma adolescente a tentar dominar as emoções que a assaltavam... Este retrato da capacidade humana de manter a sua dignidade, a sua compaixão e até as suas fraquezas perante circunstâncias desumanas confere à história de Bauman um poder que sobreviveu à passagem do tempo.»
(Kirkus Review)

«É um livro que nos comove profundamente mas como, ao mesmo tempo e para nossa surpresa, a autora não se detém a lastimar-se, isso torna-o num verdadeiro prazer para quem o lê.»
(Times Educational Supplement)

«As memórias tão bem escritas de Janina Bauman da sua infância judaica no Gueto de Varsóvia e a fuga para lá daqueles muros constituem uma homenagem invulgar à resistência do espírito humano, mesmo quando esmagado pela adversidade.»
(Washington Post Book World)

«Este é um dos livros mais impressionantes de entre os muitos que se escreveram sobre a tragédia dos judeus polacos na Segunda Guerra Mundial.»
(Sydney Morning Herald)


José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo